16 de setembro de 2015

MENSAGEM SOLIDÁRIA


Participantes no Capítulo Geral dos Missionários Combonianos escreveram uma mensagem de solidariedade a um confrade que corre perigo após confrontar publicamente a mafia napolitana.

O P. Alex Zanotelli vive na igreja de Rione Sanità, um dos bairros populares mais violentes de Nápoles, na Itália.

O missionário denunciou e confrontou a camorra durante o funeral de um menor assassinado no bairro na semana passada.

Genny Cesarano, 17 anos, foi morto a 5 de setembro durante um tiroteio.

O funeral juntou um mar de gente na igreja de Sanità e o acontecimento foi coberto pelos meios nacionais, incluindo a TV.

A mensagem expressa solidariedade ao missionário que ao levantar a voz contra o crime organizado pôs a vida em risco:

Caríssimo padre Alex,

Nós, combonianos participantes no XVIII Capítulo Geral do Instituto, desejamos exprimir o apoio pleno ao teu compromisso no Rione Sanità de Nápoles pela valorização da vida e da dignidade humana numa realidade marcada pela cultura da violência e dominada pela criminalidade organizada.

Apreciamos a coragem das tuas palavras na denúncia da camorra durante os funerais do menor Jenny, enésima vítima da violência criminal, e o teu convite à comunidade de Rione Sanità a não se resignar, a levantar a cabeça e olhar o futuro com esperança.

Conhecedores do delicado momento que estás a viver, asseguramos a nossa proximidade e a lembrança na oração para que o Senhor te acompanhe no «partilhar a sorte» com mulheres de homens de boa vontade para o renascimento do bairro da Sanità.

Um abraço fraterno.

A missiva foi assinada por 68 dos 78 participantes no XVIII Capítulo Geral que começou em Roma a 6 de setembro e termina a 4 de outubro.

O Capítulo é a assembleia magna do Instituto que reúne cada seis anos para avaliar o caminho feito, projetar o futuro e eleger o governo geral.

O P. Alex foi diretor de Nigrizia, uma revista comboniana italiana. Viveu em Korogocho, um bairro de lata em Nairobi, Quénia, antes de se mudar para o bairro de Sanità.

É das vozes mais proféticas e carismáticas da congregação e da igreja italiana.

Sem comentários: