22 de junho de 2024

TROCA DE OLHARES


Fátima e Rocio são duas lindas e alegres jovens universitárias madrilenas de 21 anos. Estudam economia em universidades diferentes nas vertentes política e filosófica.

Decidiram passar um mês e meio das suas férias em voluntariado na Etiópia. Entraram em contacto com as Missionárias da Caridade, as irmãs de Santa Teresa de Calcutá, em Adis-Abeba, a capital etíope.

Após chegarem à terra das origens, foram destinadas à comunidade de Hawassa para alegrarem os dias das crianças na casa de acolhimento das missionárias. Algumas a serem tratadas à tuberculose ou à malnutrição, outras internadas devido a deficiências várias, outras ainda acompanhando as mães em tratamento.

Aproveitaram a vinda do Administrador Apostólico de Hawassa, o comboniano espanhol P. Juan Núñez, a Soddu Abala para confirmar mais de 500 católicos para conhecerem o povo guji.

Ficaram hospedadas na casa das Missionárias da Caridade em Adola, onde eu também estava para o fim-de-semana de pastoral naquela parte da paróquia.

Durante as refeições trocamos muitas impressões sobre as suas vivências em Hawassa. 

As duas voluntárias manifestaram a alegria de poderem dedicar algum do seu tempo de férias às crianças da casa de acolhimento das Missionárias da Caridade em Adola, através de jogos e brincadeiras.

Confessaram que, vindas de Madrid, estavam muito chocadas com a pobreza que encontraram.

Expliquei-lhes que os etíopes vivem muito melhor agora que há três décadas atrás, altura em que cheguei pela primeira vez ao país. 

Sobretudo, os gujis, que eu conheço melhor. Tornaram-se agricultores – no passado viviam sobretudo do gado – e agora comem melhor, têm casas melhores, vestem melhor, a saúde melhorou muito e a escolaridade também.

Perguntaram-me como é que eu reajo frente à pobreza.

Os missionários ajudamos as pessoas quando e com o que pudemos, expliquei. 

Recentemente, fui com as Missionárias da Caridade distribuir uma farinha especial para combater a malnutrição na capela de Oda Butta, uma zona muito baixa e quente onde muitas pessoas passam mal. 

Às vezes, trazemos mães e bebés malnutridos ou doentes para a casa de acolhimento das irmãs. Quando uma mãe dá à luz, oferecemos-lhe algum dinheiro para comprar roupa para o bebé. Também transportamos doentes ao hospital.

A escola e as duas bibliotecas que mantemos são outros tantos modos de combater a pobreza. A educação abre portas para um futuro melhor.

Expliquei que a pobreza não me disturba, mas prefiro contemplar a beleza, a hospitalidade e a alegria dos etíopes.

Os etíopes são das pessoas mais belas do mundo, disse. Elas concordaram.

E são muito hospitaleiros. Nas caminhadas para as capelas, ao cruzar-me com um pequeno pastor a apascentar o gado, se ele estiver a comer uma espiga de milho, parte-a ao meio e partilha-a comigo. Aconteceu-me várias vezes.

Apesar de saber que é a única comida que o miúdo tem até ir para casa, à noite, eu era um grande mal educado se não aceitasse. 

Quando vivia no Sudão do Sul e olhava para os seus rostos, havia algo que me escapava, que os etíopes tinham e os sul-sudaneses não. 

Um dia se fez luz: faltava-lhes o olhar sorridente dos abissínios. A violência e a guerra em que quase permanente viviam desde os anos 50 do outro século, deixou-lhes um olhar sofrido, triste.

A Fátima e a Rocio aproveitaram os tempos livres em Adola para interagir com as crianças na casa der acolhimento. Elas não sabem guji nem a miudagem inglês ou castelhano. Mas era lindo de ver a algazarra que os jogos e as brincadeiras produziam.

Voltaram para Hawassa para continuar com a experiência na casa das missionárias. No fim de julho regressam a Espanha. Muito mais felizes, acho eu!

Ah! Também estiveram na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. Confessaram que adoraram a experiência e louvaram a organização impecável do evento.

Gracias, hermanitas, ¡por vuestra visita generosa a Etiopía! Me encantó conocerlas. 

Sem comentários: