24 de janeiro de 2021

DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS


O Papa Francisco proclamou o terceiro domingo do tempo comum Domingo da Palavra de Deus há dois anos para que «possa fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as sagradas Escrituras».

A Palavra de Deus é o GPS que guia o povo santo nos caminhos da vida, nas veredas da história, nas calmarias da bonança e nos solavancos da tempestade.

O salmo 119 afirma: «a tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos».

Jesus, no Evangelho, fala da Palavra de Deus como o rochedo seguro onde alicerçar a construção da nossa vida.

Esta Palavra está na Bíblia, mas também está disponível no coração dos crentes: todos, alfabetos e analfabetos, têm igual acesso a este tesouro, porque «é junto a ti que está a Palavra: na tua boca e no teu coração. Esta é a palavra de fé que anunciamos», recordou Paulo aos cristãos de Roma (10, 8) citando as escrituras antigas (Deuteronómio 30, 14).

Somos filhos de uma cultura que comunica sobretudo através da imagem, recorrendo ao vídeo e à fotografia.

Uma boa imagem vale por mil palavras.

Nas redes sociais usamos a imagem para ilustrar os conteúdos que partilhamos. Imagens às vezes manipuladas…

Hoje, somos convidados a silenciar o coração para que a boca possa proclamar a Palavra que o habita.

Somos convidados a regressar à Palavra convocadora e essencial de Jesus: «cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus: arrependei-vos e acreditai no Evangelho», a notícia feliz.

Acolher a Palavra de Jesus é aceitar o desafio da transformação pessoal e comunitária.

O processo de conversão leva a deixar de fazer o mal para fazer o bem, de pensar para além da mente, com o coração, alavancados no pensamento de Cristo Jesus.

O Papa Francisco recorda que «toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada».

Escutar, meditar, viver, celebrar e testemunhar são os verbos que conjugam a gramática celebrativa da Palavra na vida das comunidades e dos indivíduos.

Ao longo do seu magistério papal, Francisco tem recordado assiduamente, desde a primeira exortação apostólica, que cada cristão é uma missão.

Cada batizado é chamado a encarnar uma dimensão do Evangelho de Jesus.

«Oxalá consigas identificar a palavra, a mensagem ide Jesus que Deus quer dizer ao mundo com a tua vida», augura.

E concluiu: «deixa-te transformar, deixa-te renovar pelo Espírito para que isso seja possível e assim a tua preciosa missão não fracassará».

Que assim seja!

Sem comentários: