11 de abril de 2019

SANTA PÁSCOA DA RD CONGO


Desde algum tempo que não envio notícias. Contudo não posso deixar este momento sem vos desejar uma Santa Páscoa e dar-vos algumas notícias do Congo e do Postulantado de Kisangani.

Desde 30 de dezembro 2018 vários acontecimentos sucederam na R.D. do Congo. Em 30 de dezembro realizaram-se as eleições e quase um mês depois foi nomeado pela Comissão Nacional das Eleições e pelo Tribunal Constitucional, e sobretudo com a imposição do antigo presidente, Joseph Kabila, o presidente da república Félix Tshisekedi, apesar De o verdadeiro vencedor das eleições ter sido o candidato Martin Fayulu. O mesmo sucedeu com a escolha dos senadores, que foram escolhidos não por uma via legal, mas através da corrupção dos deputados, para que o «kabilismo» continue a reinar

Enquanto os dirigentes políticos procuram a forma de se enriquecer não olhando aos meios, o povo continua a sofrer. Num destes dias fui visitar um hospital que tinha fama de ser bom. Enquanto falava com o administrador, ao lado uma mulher gritava. Era noite. Perguntei o que se passava: era uma mãe que estava a dar à luz. Como não havia luz eléctrica, a única luz que havia na sala de partos era uma vela. Este é um dos milhares de episódios que acontece cada dia neste belo e rico país.

A voz da Igreja através de uma carta pastoral da Conferência Episcopal Congolesa, intitulada «A verdade nos libertará» continua a fazer sentir-se, denunciando a manipulação do resultado das eleições e a corrupção a todos os níveis. No entanto, o novo governo ainda não foi nomeado!

Caros amigos, ressuscitados com Jesus, de pé e de cabeça erguida, quero convidar-vos a partilhar a humilhação daqueles que como aqui na República Democrática do Congo e em tantas partes do Mundo vivem em condições de vida infra-humana.

No que diz respeito ao Postulantado, continuamos com 40 postulantes, esperando que este ano um bom grupo possa ir para o Noviciado. Durante este tempo tivemos a visita do Superior Geral, que para além da bênção da nova capela, se encontrou com os postulantes. Juntamente com o superior geral esteve o Irmão assistente geral.

Quero agradecer a vossa colaboração espiritual e material e desejar a cada um de vós uma santa Páscoa e que ela seja uma verdadeira passagem para uma vida nova à luz da morte e ressurreição de Jesus.

Um abraço
P. Jose Arieira de Carvalho 
Kisangani (RD Congo)

Sem comentários: