29 de maio de 2024

«EU AJUDO-A!»


«Ajudem-na, por favor, porque ela não fala árabe!» – disse às crianças beduínas num dos centros que visitamos no deserto da Judeia.

Antonella, a voluntária italiana, estava comigo enquanto a Ir. Lulu visitava outro centro.

– Banana, apple, umbrella, car, ball, onion, plane, bus, train... (Banana, maçã, guarda-chuva, carro, bola, cebola, avião, autocarro, comboio) – os pequenos beduínos começaram a dizer tantas palavras em inglês, que aprenderam nas aulas.

Os olhos banharam-se-me em lágrimas. Até os mais caladitos pareciam que se queriam ouvir a falar em inglês.

– Eu ajudo-a. Sei inglês! – disse uma menina.

Em coro todos os outros continuavam a repetir o repertório de palavras inglesas que foram aprendendo no jardim infantil.

E levaram, contentes, Antonella para uma das casinhas de zinco e madeira que usamos para as lições.

Entretanto, eu fiquei com as mães e as jovens que, satisfeitas, imitam crianças não só com palavras, mas também com frases inteiras em inglês.

Com jogos, à força de repetir e de estar com eles, um novo vocabulário vai-se forjando. E com ele, novas possibilidades de aprendizagem, que – confiamos – vão proporcionar ferramentas úteis para a convivência intercultural e navegar o futuro incerto destas crianças e das suas famílias.

Ir. Cecília Sierra

Missionária Comboniana a trabalhar com os beduínos do Deserto da Judeia, Terra Santa

Sem comentários: