Completei 65 voltas ao Astro-rei no dia 4 de fevereiro, entrando oficialmente na terceira idade. A CP lá vai ter de me transportar por metade do preço! É o jeito.
Nesse dia, na Etiópia lemos nos textos da liturgia: «Deste-me um corpo: [...] eis-me aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade».
O meu corpo está a envelhecer, mais lento e menos flexível, biónico, com uma anca de titânio, alguns dentes postiços, olhos cansados a exigir lunetas, meio surdo do lado direito, cabeleira esparsa e grisalha!
Por tudo isto e com estes ossos agradeço a Deus! E canto, como faço cada ano que passa neste dia: «Gracias a la Vida, que me há dado tanto».
O Senhor foi muito bondoso para comigo!
Agradeço à Fonte da Vida pelos meus queridos pais, pelas manas, pelas suas famílias, pela minha família, pelos meus amigos daqui, daí e de lá que são pura dádiva divina, pelos benfeitores, pela comunidade paroquial de Cinfães onde nasci para a vida e para a fé.
Grato por São Daniel Comboni, meu pai e inspiração no serviço missionário, pela família comboniana de que faço parte, pelos meus irmãos e irmãs gujis, a mátria que Deus na sua misericórdia amorosa me deu.
Estou eternamente agradecido pelo dom da vida, da vocação missionária comboniana, do serviço, da alegria, da missão.
Ofereço e rededico ao Senhor da Missão a minha vida através do amor aos irmãos, sobretudo aos mais pobres e abandonados, seguindo os passos de São Daniel Comboni.
Agradeço a felicidade que sinto, que vivo, que partilho: dom de um Deus feliz.
Passei o dia praticamente na estrada.
Estivei o fim-de-semana em Adis-Abeba para participar na ordenação episcopal do meu amigo P. Tesfaye Tadesse, bispo auxiliar da arque-eparquia da capital etíope e ex-superior geral dos combonianos.
Apanhei o autocarro para Hawassa às 5:30 da manhã. Em Hawassa, tratei de alguns assuntos urgentes, almocei com os colegas, fui às compras ao mercado e iniciei a viagem para Qillenso.
Pelo caminho celebrei a Eucaristia com as irmãs de Gosa que há menos de um mês abriram a comunidade na capela mais a norte da missão.
Eram 19:00 quando cheguei a Qillenso. Para festejar com o colega e com a cozinheira comprei alguns bolinhos em Hawassa. Depois fui dormir, porque o corpo pedia descanso.
Agradeço as felicitações recebidas – o espaço digital faz-nos vizinhos – e a todos abençoo no nome do «muito amado Irmão e Senhor Jesus».
Sem comentários:
Enviar um comentário