4 de outubro de 2022

MISSIONÁRIA PARA SEMPRE









Gebaynesh Gebre Emmo fez os votos perpétuos como Irmã Missionária Comboniana no dia 4 de setembro de 2022. 

A celebração, presidida pelo bispo local, D. Markos Gebremedin, decorreu na paróquia de São Paulo, na cidade natal de Bonga. É a capital do estado regional de Kaffa, a pátria do café, na Etiópia Central.

A Ir. Gebay nasceu há 35 anos numa família com dez filhos: sete raparigas e três rapazes. É a quarta mais nova. O irmão mais velho é padre Vicentino.

Começou o discernimento vocacional quando andava na faculdade, com mais dez meninas.

«Estávamos todas na faculdade e tínhamos um encontro mensal. Pedi para entrar no Instituto quando terminei os estudos. Fui atraída pelo carisma e espiritualidade de São Daniel Comboni, a sua paixão pelos pobres e mais abandonados, a coragem e a força das primeiras irmãs na missão, a sua auto-doação e simplicidade», recorda.

A formação de base levou-a a muitos sítios: fez o pré-postulantado em Adis-Abeba, na Etiópia, o postulando em Nairobi, no Quénia, e o noviciado em Namugongo, no Uganda.

«Gostei muito de estudar em Nairobi enquanto fazia a formação. Aprendi inglês numa escola onde encontrei gente de todo o mundo que falava línguas muito diferentes. No noviciado gostei sobretudo da vida de oração. Venho de uma família católica, mas realmente aprendi a rezar no noviciado», conta.

Depois de fazer os primeiro votos como missionária comboniana, continuou a formação em Fetais, Portugal, no Brasil e, finalmente, na missão de Haro Wato, na Etiópia.

Lugares que a marcaram: «Em Portugal aprendi a ser fiel (a mim própria, aos outros e a Deus). No Brasil descobri uma Igreja muito ativa que investiu imenso no povo. As pessoas estão envolvidas em todas as atividades da Igreja, especialmente na administração e na pastoral».

A celebração dos votos perpétuos marca a conclusão do processo de formação de base. Através da profissão perpétua dos votos de castidade, pobreza e obediência no Instituto das Missionárias Combonianas assumiu a disponibilidade de ser missionária para sempre.

Uma multidão esperava a Ir. Gebay, a superiora provincial e o bispo junto à igreja. Foram recebidos com canções, palmas e flores de boas-vindas. A igreja estava cheia. O coro cantou a preceito. A Eucaristia foi muito participada. A missa demorou mais de três horas: a alegria da festa!

A Ir. Gebai foi apresentada pelo pai — que tem mais de noventa anos — e pela irmã mais velha. A mãe faleceu há alguns anos.

«Fazer a minha consagração perpétua para a missão seguindo Comboni significa imitar Comboni para seguir a Deus amando-O e servindo-O enquanto sirvo os meus irmãos e irmãs. Sinto-me feliz, porque trabalhei muito para este dia. Senti-me muito feliz e chorei de alegria», confessou.

A festa prosseguiu com um almoço partilhado nas instalações da paróquia. À noite, na casa da família, houve jantar para alguns convidados mais próximos. E muita alegria.

Perguntei-lhe pelo futuro. «O futuro pertence a Deus e acredito que quanto mais crescer mais Deus vai querer de mim», respondeu convicta.

Também deixou uma mensagem quem acalente o sonho missionário.

«Para quem gosta de seguir a vida missionária tenho esta mensagem: não temas os desafios, porque eles dão-nos oportunidades para sermos aquilo que desejamos. Mantém uma atitude de escuta. É através da escuta que podemos identificar a voz d’Aquele que nos chama. Faz a vontade de Deus, porque obedecendo não cometerás erros», concluiu.

Sem comentários: