10 de outubro de 2006

Efeméride

SÃO DANIEL COMBONI

A Igreja celebra hoje a memória de São Daniel Comboni, bispo e fundador.
António Daniel Comboni nasceu em Limone sul Garda, no Norte de Itália, a 15 de Março de 1831. Foi para a cidade de Verona ainda criança para frequentar o colégio do padre Nicolau Mazza. Aos 18 anos sentiu-se chamado para ser missionário em África.
O caminho da sua vocação ficou traçado de forma definitiva em 1864. Enquanto rezava junto ao túmulo de São Pedro, no Vaticano, teve a inspiração de escrever o «Plano para a Regeneração da África Central». Defendia que a África devia ser salva através dos próprios Africanos.
Fiel ao grito de guerra «África ou morte», visitou muitos países europeus para sensibilizar as pessoas para a comunhão missionária; apresentou aos padres do Concílio Vaticano I o «Postulatum pro Nigris» (Petição pelos Negros) em 1870; fundou dois institutos missionários, um masculino e outro feminino; e dirigiu o Vicariato da África Central, um território extenso do Norte ao Centro da África, primeiro como pró-vigário (1872) e depois como vigário e bispo (1877).
Gastou a sua vida pelos Africanos - «o primeiro amor da sua juventude» - e morreu em Cartum, Sudão, a 10 de Outubro de 1881.
Foi canonizado pelo Papa João Paulo II a 5 de Outubro de 2003.

Sem comentários: