3 de outubro de 2006

«Além-Mar»

UMA FONTE DE CONFLITOS

A Além-Mar de Outubro dedica a capa ao problema da água. Considerada como um direito universal e fundamental do seu humano, a água pode ser usada também como arma contra os adversários em caso de conflito. Ou ser ela própria o pomo da discórdia entre povos. Estudos da ONU dizem que, dentro de cinco décadas, será um bem mais precioso do que o petróleo. E nem surpreende esta previsão. Porque a água é já hoje em dia um bem escasso, que muitos teimam ainda em esbanjar.
Outros temas:
Pastores nómadas. Com cada vez menos terras, água e gado, os pastores do Corno de África estão à beira de uma crise humana.
Católicos em extinção. Goa está ironicamente a perder os seus católicos. Tão rapidamente que alguns consideram que a sua identidade está ameaçada.
Desafios e novos caminhos. O primeiro Congresso Missionário Asiático propõe-se enunciar os desafios e traçar novos itinerários para a evangelização do continente.
A revolução na missão. Elaborado no Concílio Vaticano II, ao decreto Ad gentes se deve toda uma «revolução» na forma de encarar e praticar a missão.
Os missionários da Terra. O Pontifício Colégio Urbano prepara missionários oriundos de todos os continentes e destinados a partir para os quatro cantos do mundo.
A aposta na comunicação. Ainda hoje os Combonianos continuam a seguir o exemplo de Comboni, apostando na comunicação como parte integrante da missão.
As rubricas mensais e páginas de opinião estão disponíveis na edição electrónica.

Sem comentários: