10 de janeiro de 2007

TeleÁfrica

© J. Vieira
Cerca de 120 milhões de africanos possuem telemóvel. No passado, só os mais ricos tinham acesso à tecnologia e o telefone móvel era sinal de posição social. Entretanto, os aparelhos embarateceram e tornaram-se acessíveis ao cidadão comum.
A democratização do mercado dos telemóveis em África representa uma autêntica revolução nas comunicações, na mobilidade, na cidadania e na economia.
Os africanos usam o telemóvel para comunicar dentro do país e com o estrangeiro, convocar manifestações políticas, fazer negócios, efectuar pequenas transferências de dinheiro através de cartões pré-comprados. Os agricultores seguem a evolução dos preços do mercado através de SMS.
Só três por cento da África está coberto pela rede fixa de telefones. O serviço é caro e muitas vezes funciona mal. Hoje, 15 em cada 100 africanos têm telemóvel. No Oeste, há 110 telemóveis por cada 100 habitantes.

1 comentário:

António Melenas disse...

Pena é que juntamente com os telemóveis - utilíssimos sem dúvida - não chegue mais assisttência médica e medicamentosa e mais alimentos a essa flagelada região
Mas, do mal o menos., não é?