15 de janeiro de 2007

Democracia frágil

A história tem contornos kafkianos, mas é verdadeira e caracteriza a espessura democrática de alguns dos actores do momento político que o no Sul do Sudão vive.

No início de Dezembro o Southern Eye publicou uma notícia a atribuir às milícias de Clement Wane alguma responsabilidade pela insegurança à volta de Juba.
As milícias, assanhadas com o teor da história, fizeram uma rusga ao The Juba Post. Levaram os jornalistas e visitantes que se encontravam na redacção e alguns transeuntes para o antigo palácio do governador, junto ao aeroporto. Foi preciso mais de uma hora e de muitas insistências dos prisioneiros para descobrirem que estavam a interrogar os jornalistas errados.
O The Juba Post é o único jornal publicado na capital do Sul do Sudão. É subsidiado pela Ajuda da Igreja Norueguesa e impresso em Cartum. O Southern Eye, afecto ao SPLM, é feito em Campala, no Uganda. Tem uma delegação em Yei, cidade a cerca de cem quilómetros de Juba.
Clement Wane é o Governador do estado de Central Equatoria. Foi indigitado por John Garang, o malogrado líder do SPLM/A. Recentemente aderiu ao partido que detém o poder no Sul do Sudão. Um dos problemas que Salva Kiir, o presidente do governo do Sul do Sudão, tem em mãos, é a sua substituição em Central Equatoria.

Sem comentários: