12 de abril de 2020

PÁSCOA CASEIRA

©Beta Almendra 

Este ano a Páscoa é diferente: a ressurreição do Senhor é celebrada entre muros como tem sido a nossa vida, longe de tanta gente com quem gostaríamos de partilhar a oração e o pão.

Há uma semana que trago esta frase comigo: «em tua casa farei a Páscoa com os meus discípulos» (Mateus 26, 18). Foi o recado que Jesus mandou a um certo homem da cidade de Jerusalém.

Por um lado, o desejo de Jesus sublinha a dimensão caseira, doméstica da Igreja: estamos fechados por causa do coronavírus, mas o Senhor está a celebrar a sua Páscoa com cada família, com cada um de nós.

Depois, esta frase foi um convite para trazer no meu coração durante as celebrações do Tríduo Pascal, todas as pessoas que gostariam de participar na liturgia pascal e não puderam. Por isso, na missa da Ressurreição do Senhor havia mais três velinhas sobre o altar: eram vocês!

A celebração da ressurreição do Senhor em plena crise pandémica dá aos dias que vivemos uma amplitude maior, um olhar diferente, uma esperança fundamentada.

Paulo escreveu ao amigo Timóteo: «Nosso Salvador Cristo Jesus aniquilou a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade».

Jesus morreu, foi sepultado, mas o Pai ressuscitou-O dos mortos. Jesus venceu a morte. O coronavírus também vai ser vencido.

Por outro lado, o Senhor ressuscitado tem corpo glorioso, diferente, mas mantém as chagas da sua paixão. Vamos sair desta crise diferentes, melhores, marcados pelo que temos vivido em semanas e semanas de reclusão.

Que essas marcas sejam sinais de vitória, como as chagas de Jesus: de vitória sobre nós próprios, os nossos medos, os nossos egoísmos, o consumismo não necessário, através de uma vida mais tranquila, mais ecológica, mais simples, cheia da paz e alegria do Senhor Ressuscitado.

Em Cinfães, na visita pascal, usamos uma saudação de que gosto muito: «Neste dia de festa alegremo-nos no Senhor: aleluia, aleluia; Cristo ressuscitou: aleluia, aleluia!»

Alegra-te! É a própria natureza, exuberante em primavera espantosa, quem to diz! Celebra a presença de Jesus vivo e ressuscitado na tua família, na tua vida, na tua vizinhança.

Que a Sua Paz seja a tua!

Sem comentários: