7 de fevereiro de 2007

Inauguração

Bakhita Radio 91 FM © JVieira

Bakhita Radio 91 FM, a Voz da Igreja, inicia as emissões regulares a 8 de Fevereiro, dia em que a Igreja celebra a memória de Santa Josefina Bakhita, a primeira – e até agora única – santa sudanesa.
As emissões regulares vão ser inauguradas com alguma pompa e circunstância.
Manhã cedo, um chefe local vai imolar um boi e abençoar as instalações da rádio com o sangue.
A cerimónia oficial decorre a partir das 17h00. Foram convidados o arcebispo de Juba, Dom Paolino Lukudu, os ministros da Informação, Rádio e Televisão e das Telecomunicações e Serviços Postais e a ministra do Género e dos Assuntos Religiosos do Governo do Sul do Sudão, o Governador de Central Equatoria, representantes da UNMIS e de outros organismos da ONU, os directores das rádios da cidade e do Juba Post e membros da Igreja local.
Depois da bênção das instalações pelo arcebispo de Juba, seguem-se os discursos de algumas individualidades. A celebração termina com um jantar.
O grupo coral árabe da paróquia de São José abrilhanta as cerimónias que vão ser radiodifundidas em directo.
Bakhita Radio 91 FM está a transmitir em fase experimental duas horas por tarde desde o dia 24 de Dezembro. A partir do dia 8 de Fevereiro, a emissão regular inicia às 17h00 e termina às 21h00. Quando o sistema de electricidade pública funcionar em pleno, a emissão diária terá também um período matinal.
Neste momento, para manter a emissão no ar são precisos dois geradores a gasóleo, um para o estúdio e outro para o transmissor.
Bakhita Radio 91 FM é a estação-mãe da Rede Católica de Rádio do Sudão. A cadeia terá mais sete emissoras (uma por cada diocese do Sul do Sudão) e um centro de formação para jornalistas, radialistas e administradores.
A Rede Católica de Rádio do Sudão é uma iniciativa conjunta dos Institutos Combonianos para marcar a canonização de São Daniel Comboni, o seu fundador, e pertence à Conferência Episcopal dos Bispos Sudaneses.

2 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá Zé!!!

Passo para te desejar uma óptima festa!!!
a rádio fica assim ali, naquele sítio? Que giro! È só natureza!! Que bom!!!

Muita força pa ti!!!
Beijinhos!

:))

Unknown disse...

Parabens! Sou Canossiana da mesma Congregação de Bakhita. É preciso surgir outras Bakhitas por esse mundo a fora...