25 de dezembro de 2006

Natal em Juba

Presépio da Catedral de Juba © J. Vieira
O Natal em Juba tem uma marca jovem forte. Os mais novos estavam em maioria na assembleia que encheu a Catedral de Santa Teresinha, no bairro de Kator, para celebrar a Missa do Galo. E também eram sobretudo adolescentes e jovens e vestidas a preceito as largas centenas de fiéis que saíam da igreja paroquial de São José, quando regressávamos a casa depois das 2h30 da manhã.
Dom Paulino Lukudu, arcebispo de Juba, presidiu à Eucaristia da catedral em inglês e árabe. Um coro jovem deu brilho e movimento à celebração através dos cânticos em polifonia, tambores e palmas e do oscilar ritmado dos corpos.
A assembleia entrecortou com palmas, gritos e assobios a homilia do arcebispo, proferida em árabe.
A Missa de Natal demorou cerca de duas horas e foi transmitida em directo pela Rádio Bakhita. O arcebispo saudou com entusiasmo o início das emissões experimentais da emissora-mãe da Cadeia Católica de Rádio do Sudão e agradeceu aos institutos combonianos, representados pelos respectivos superiores provinciais e pelo vigário-geral do ramo masculino, este presente de Natal.
Na noite de Natal, as autoridades levantaram o recolher obrigatório em vigor das 22h00 às 5h00. As ruas de Juba estavam em festa com inúmeras motos e viaturas ligeiras a circular.
Rádio Bakhita 91 FM fez a primeira emissão contínua programada no sábado, 23 de Dezembro, com música e depoimentos recolhidos por repórteres nas ruas da cidade. No domingo voltou ao ar por volta das 22h30 com música de Natal e mensagens de dignitários católicos e do bispo anglicano de Juba. Hoje voltou a estar em directo da catedral com a missa em inglês depois de meia hora com canções alusivas à quadra natalícia.
As emissões experimentais têm corrido bem e servem sobretudo para a equipa técnica se familiarizar com as rotinas do estúdio e com o software. O sinal pode ser captado em boas condições num raio de mais de 30 quilómetros por um auditório de cerca de 500 mil ouvintes.

3 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Feliz Natal!!

:))

Victor Laranjeira disse...

Olá Vieira!
Finalmente consegui o teu endereço.
Tentei contactar-te, na passada semana, pois a Nina conseguiu e deu-me o teu nº telefónico, mas fui atendido aí por alguém que me disse que estavas fora.
Hoje, em conversa com a Kikas, tomei conheceimento deste teu blog e... cá estou a escrever-te.
Antes de tudo quero dar-te os parabéns pelo trabalho que estás a desenvolver por aí e, faço votos, que tudo corra pelo melhor. Depois quero, em nome de todos nós (Luísa, Mariana, Francisca e Eu) desejar que o espírito Natalício continue por muito tempo e que o ano de 2007 traga tudo de bom para a missão que estás a desempenhar e para as populações que assistes.
Um grande abraço de todos nós.
Victor, Luisa, Mariana & Francisca.

Pirilampa disse...

Olá Vieira
Finalmente espero que seja desta que consiga enviar a mensagem. Estas novas tecnologias são fantásticas, por permitem-nos falar independentemente do sítio onde nos encontremos. Mas a coisa não tem sido fácil e tive que pedir ajuda ao Vitor (nem pareço uma mulher do norte, carago)
Espero que tenham tido um santo natal. Bem hajam pelo trabalho que estão a desenvolver. Que 2007 traga as maiores alegrias.
Quando vieres por estes lados, dá um toque para estarmos todos juntos.
Beijos grandes de todos cá de casa (cris, joão e a catarina ( a minha baixinha que ainda não conheces pessoalmente e que já tem 18 meses)
Tudo do melhor para vocês todos.