7 de dezembro de 2006

Nairobi

Nairobi acorda cedo. Às seis da manhã as ruas da capital queniana estão engarrafadas de tráfico e os passeios cheios de gente apressada. Vão para mais um dia de trabalho ou à procura dele.
A cidade tem quase de cinco milhões de habitantes. Três e meio vivem nos bairros de lata que a abraçam. Só o de Kibera tem um milhão de moradores. Um cubículo minúsculo sem água nem electricidade custa quatro euros de renda por mês.
Trinta por cento dos habitantes da capital estão desempregados. A maioria ganha cerca de oitenta cêntimos por dia. Sem quaisquer direitos.
Nairobi vem da palavra massai nailobi e significa água fresca e limpa. Antes de os Ingleses chegarem era o lugar onde os massais, o povo da região, davam de beber ao gado.
O centro da cidade é muito cosmopolita. Tem alguns arranha-céus de arquitectura arrojada. As avenidas são largas e tem uma extensa área verde. Cafés e centros comerciais modernos e agradáveis. E as jacarandás continuam em flor!
Hoje fui-me registar na Embaixada. Além de tratar dos papéis, tive oportunidade de cumprimentar o embaixador. Simpático e interessado.
Amanhã de manhã apanho o avião para Juba. O aparelho é pequeno e cada passageiro só pode levar 20 quilos de bagagem. O que não é fundamental fica em Nairobi à espera de uma boleia futura. Como as duas garrafas de vinho do porto.O FCP está de parabéns por se qualificar para a fase seguinte da Liga dos Campeões. Foi pena que o SLB não tivesse segurado o golão do Nelson!

3 comentários:

Anónimo disse...

Um abraço, boa viagem para o Sudão.
E muita sorte.
Continua a escrever aqui e, se possível, publica fotos.

Anónimo disse...

Um abraço, boa viagem para o Sudão.
E muita sorte.
Continua a escrever aqui e, se possível, publica fotos.

Elsa Sequeira disse...

Olá!!
Já nem sei como cheguei aqui...só sei que cheguei...
a vida é assim...cheguei e parece que o amigo está de partida para o Sudão? talvez até a partida já tenha acontecido...estou a escrever e sinto tristeza, apesar de nem te conhecer, que estranho...Desejo-te tudo de bom!!!
e pelo menos aqui não há distãncias!!

Muita força!!
:))