2 de dezembro de 2006

África minha

JAMBO!

É sempre uma festa voltar ao regaço primordial da humanidade, a Mãe África. Esta luminosidade, o horizonte profundo, o cheiro da terra molhada, o fervilhar da vida estão inscritos na memória genética colectiva e fazem-me sentir em casa cada vez que regresso ao continente que nos serviu de berço.
A viagem foi longa (11 horas ao todo), mas agradável. A Kenya Airways ainda mantém um bom serviço a bordo desde a comida (boa) aos filmes (alguns estão a ser exibidos nos cinemas em Portugal) e à simpatia da equipagem.
Fico uma semana em Nairobi para tratar dos documentos necessários para me legalizar no Quénia, junto do Governo Regional do Sul do Sudão e na embaixada portuguesa. E para me ambientar.
Sinto-me bem nesta comunidade de acolhimento para os missionários combonianos que trabalham no Sul do Sudão. Encontrei seis colegas: três sudaneses e três europeus. E uma gata chamada Pussy. As conversas à mesa são muito interessantes e os colegas pessoas alegres e grandes contadores de estórias. Ajudam-me a (con)viver com as saudades que trago no meu coração. E são tantas!...
Em princípio, dia 8 devo voar para Juba. E acompanhar o vigário-geral (que vem de Roma) e o superior provincial numa visita a algumas das comunidades. Vamos viajar por ar (com o avião da ONU), por água e por terra. Uma introdução interessante em perspectiva!
Nairobi é uma cidade verde e muito britânica. As jacarandás estão em flor. Um espectáculo! Como Lisboa em Maio. E chove muito… As ruas, com alguns buracos, estão apinhadas de gente. Muitos vivem em bairros de lata à volta da cidade. Há bastante desemprego e, consequentemente, alguma violência e insegurança. Por isso, algumas ruas foram transformadas em condomínios fechados como medida de segurança.
A Internet funciona, mas é tão lenta que se torna desesperante. De vez em quando há cortes de electricidade.
No Sul do Sudão, aparentemente o serviço postal ainda não está organizado. Por enquanto, fui aconselhado a usar a caixa postal da casa de acolhimento, em Nairobi. Em Juba, as Nações Unidas facilitam o acesso à Internet e o telefone também funciona às vezes.
Os acordos de paz entre o SPLA/M (Movimento/Exército de Libertação do Povo do Sudão na sigla em inglês) e o Governo de Cartum foram testados nestes dias em Malakal. Milícias - consideradas próximas do Governo - atacaram forças do SPLA e depois refugiaram-se num quartel do exército sudanês. Os recontros fizeram mais de 300 mortos.

Sem comentários: