21 de fevereiro de 2021

CINTO DE DEUS


O Livro do Génesis, que abre a Bíblia, conta que, depois do grande trauma que foi o dilúvio universal, Deus fez uma aliança de vida com Noé e os seus filhos. E através deles com a criação inteira.

O texto bíblico reporta o querer de Deus: «Vou estabelecer a minha aliança convosco, com a vossa descendência futura e com os demais seres vivos que vos rodeiam: as aves, os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, todos aqueles que saíram da arca. Estabeleço convosco esta aliança: não mais criatura alguma será exterminada pelas águas do dilúvio e não haverá jamais outro dilúvio para destruir a Terra.»

Uma nota importante: estamos habitados a pensar a salvação de Deus em termos antropocêntricos como a salvação do género humano. Mas a oferta ide felicidade de Deus é mais abrangente: nela cabem todos os seres vivos. É uma salvação cósmica. Não é só da minha alma…

Deus faz uma aliança cósmica de vida.

Depois da grande destruição que foi o dilúvio, a cheia mítica que cobriu a face da terra durante 40 dias e 40 noites só se salvando quem estava na barca de Noé, Deus diz: «Não mais alguma criatura será exterminada»! Da parte dele. Porque da nossa parte há uma extinção silenciosa e paulatina de dez mil espécies por ano devido ao estilo consumista de vida que exige cada vez mais recursos.

Deus também escolheu um símbolo para sinalizar a aliança de vida com a criação inteira: o arco-íris.

Voltemos à narrativa do Génesis: «E Deus acrescentou: “Este é o sinal da aliança que faço convosco, com todos os seres vivos que vos rodeiam e com as demais gerações futuras: coloquei o meu arco nas nuvens, para que seja o sinal da aliança entre mim e a Terra”.»

O povo Guji — com quem trabalhei no sul da Etiópia — chama labaassaa Waaqa (cinto de Deus) ao arco-íris. Uma definição linda: o arco-íris recorda o abraço terno, protetor e abençoado de Deus a todo o universo.

Também em tempo de pandemia.

Uma das mensagens de encorajamento global em estação de pandemia é um arco-íris com a legenda «Vai ficar tudo bem». Começou na Itália durante a primeira vaga do novo coronavírus SARS-Cov-2 e tornou-se viral.

Sim! Deus abraça-nos e protege-nos! Está connosco e connosco vive o drama do Covid 19. 

Está connosco através dos operadores de saúde na entrega generosa e sem limites às vítimas do Covid. 

Está connosco através de tantos gestos de solidariedade e de cuidado entre vizinhos, entre mais novos e mais velhos nestes dias de confinamento (fazendo as compras, vendo se estão bem…).

Quando vires um arco-íris lembra-te que Deus te está a abraçar, sempre!

1 comentário:

Maria Teresa Gonçalves Ferreira disse...

É lindo o comparar o arco iris com o cinto de Deus. Agradecida por esta Partilha!