17 de abril de 2009

ST MARY UNIVERSITY

Dom Paolino Lukudu Loro e a ministra Mary Kiden Gimbo
© JVieira

A St. Mary University foi inaugurada a 15 de Abril em Juba pelo Arcebispo católico e pela Ministra do Género, Segurança Social e Assuntos Religiosos do Governo do Sul do Sudão.
A nova universidade está a ser construída por uma organização católica não governamental italiana chamada Organizzazione di Volontariato per la Cooperazione Internazionale (OVCI) que pertence ao Instituto Secular Nostra Famiglia, dedicado à recuperação de crianças com deficiência.
Franca Cattorini, representante da OVCI no Sudão, disse no discurso de boas-vindas que a inauguração da Universidade era um momento histórico e marcante.
Nostra Famiglia – Usratuna em árabe - está em Juba há 25 anos com um centro de recuperação para crianças e é reconhecida pelo esforços na promoção da saúde pública.
O presdidente da OVCI, Dr. Cornelio Cerini, disse que a universidade é uma maneira de marcar as bodas de prata da instituição no Sudão e a contribuição do Instituto para a reconstrução do Sul do Sudão.
A ministra da Segurança Social do Governo do Sul do Sudão, Mary Kiden Gimbo, deu uma lição sobre o tema “Educação faz melhores cidadãos”.
A minstra louvou o esforço das Igrejas no campo da educação, da assistência humanitária e da promoção da paz durante os 21 anos de guerra civil.
A Sr.ª Kiden recordou que o Sul do Sudão tem mais de 70 mil deficientes e até agora não havia técnicos locais para cuidar deles. A Universidade é nas suas palavras uma instituição que chega no momento oportuno.
O arcebispo de Juba, Dom Paolino Lukudu Loro, que é também o Chanceler da nova universidade, disse que o estabelecimento da Universidade Católica do Sudão em Setembro e agora a de St. Mary fecha o círculo do sistema de educação da Igreja, juntando a componente universitária aos jardins infantis, ensino básico e secundário.
As aulas da nova universidade abriram a 2 de Março com 13 alunos a fazer o curso de Ciências de Reabilitação. No futuro, a Universidade vai ministrar o curso de Assistência Social e de Formação de Professores para Ensino Especial.

Sem comentários: