22 de abril de 2009

SOLIDARIEDADE

Mãe deslcoada junto à nova casa com a rede e a lona.


As demolições de casas ilegais continuam imparáveis, sem dó nem piedade por toda a cidade de Juba com a agravante de as chuvas terem chegado e os milhares de desalojados se encontrarem a passar a noite debaixo de árvores à mercê das chuvas e dos mosquitos.
Os desalojados têm que abandonar a cidade e refazer as casas onde podem com o material que encontram já que o governo de Central Equatoria só destrói: não atribui lugares alternativos aos desalojadas numa clara violação dos direitos mais elementares dos cidadãos.
A directora de Bakhita FM lançou uma campanha de solidariedade através de um blogue de grupos chamado Jubalicious e numa semana conseguiu 1800 libras sudanesas, à volta de 700 euros.
A Ir. Cecília decidiu usar esse dinheiro para comprar redes mosquiteiras e lonas para as pessoas impermeabilizarem os tectos das novas cabanas. O dinheiro chegou para beneficiar 30 famílias que tiveram que construir novas casas em Gumbo e Lologo – duas áreas já fora da zona urbana de Juba.

Outra constatação: as redes mosquiteiras à venda no mercado por uns cinco euros foram distribuídas gratuitamente pelo Governo do Sul do Sudão. É o que reza a etiqueta.

1 comentário:

Luisinha disse...

Quanta tristeza me dá saber destas coisas e nada poder fazer e saber que há quem possa fazer algo e não o faz!...