2 de maio de 2007

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa


Meia centena de jornalistas participaram hoje em Juba num seminário formativo sobre Liberdade de Imprensa, Segurança de Jornalistas e impunidade para assinalar o décimo aniversário do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
«O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é uma advertência anual à comunidade internacional de que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão são direitos fundamentais consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos», James Lemor, secretário da União de Jornalistas do Sul do Sudão afirmou num relatório sobre o desenvolvimento de meios de comunicação social independentes no Sul do Sudão
«Necessitamos de defender estes direitos porque são a pedra angular da democracia», James Lemor adiantou.
O Secretário queixou-se que a União de Jornalistas do Sul do Sudão tem passado por diversas dificuldades no relacionamento com as autoridades.
A União é acusada de representar os jornalistas de uma só região, o que não é manifestamente verdade. E denunciou que o governo regional e os governos estaduais interferem continuamente no trabalho dos profissionais da informação através de prisões arbitrárias e perseguição.
Jornalistas da televisão, rádios e jornais de Juba fizeram uma breve apresentação das respectivas empresas de comunicação. No debate que se seguiu sublinharam a necessidade de trabalharem em rede para baterem o muro de secretismo que as autoridades constroem.
O 10º Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é assinalado em Juba no dia 3 de Maio com uma manifestação popular logo pela manhã. Ao fim do dia os jornalistas da capital dos sul do Sudão reúnem-se em convívio de confraternização na margem do Nilo Branco.

Sem comentários: