1 de maio de 2007

Arcebispo pede novos líderes

© JVieira

Dom Paulino Lukudu Loro, arcebispo de Juba, afirmou que os Sudaneses do Sul têm que procurar novos líderes que acalentem as aspirações de autodeterminação dos sulistas.
O Presidente da Conferência Episcopal Sudanesa disse durante um seminário da Comissão Justiça e Paz sobre recenseamento, eleições e referendo para a autodeterminação que a situação que se vive na região semi-autónoma do Sul do Sudão requer unidade de objectivos para todos os sulistas, especialmente durante o recenseamento nacional.
Arcebispo Lukudu Loro disse que «é lamentável que as massas do Sul do Sudão não estão a ser educadas adequadamente sobre o exercício vital do recenseamento nacional que deve preparar o caminho para um planeamento adequado das áreas marginalizadas do Sudão.»
O arcebispo de Juba desafiou a elite política do Sul do Sudão a defender as aspirações populares à separação do Norte em vez de as desencaminhar com as palavras vãs de Novo Sudão e tornar a unidade nacional atractiva para uma população que foi marginalizada durante 50 anos.
De acordo com a fita do tempo do CPA, o Acordo Compreensivo de Paz assinado entre o SPLA e o governo sudanês a 9 de Janeiro de 2005, o recenseamento nacional deveria estar pronto a 9 de Julho de 2007 para preparar os círculos e cadernos eleitorais para as eleições de 2008 e para o referendo sobre a autodeterminação do Sul em 2011 além de servir de instrumento para o orçamento do governo.
A Comissão de Recenseamento, contudo, prevê que a contagem geral dos habitantes do Sudão se inicie em Janeiro de 2008.
Entretanto, o escritório do Presidente da Comissão Regional de Recenseamento foi reduzido a cinzas no sábado passado. Pensa-se um curto-circuito esteve na origem do incêndio, que deflagrou depois de os funcionários da limpeza terem abandonado o espaço.

Sem comentários: