27 de agosto de 2006

Além-Mar | Setembro

NO CENTRO DA TERRA

Dois enviados de Além-Mar aprentam na edição de Setembro uma viagem de 15 dias ao Gana, Togo e Benim. Desde o drama do tráfico de escravos ao trabalho de desenvolvimento que os combonianos ali realizam.
Outros temas desenvolvidos:
Mina de ouro e escravos. São Jorge da Mina, a primeira feitoria portuguesa na costa ocidental da África, foi também o primeiro entreposto de escravos da era moderna. Fica na Costa do Gana.
Cuidado com os autocarros! Crónica de uma viagem ao Norte do Uganda: «Cheguei chocalhado, apertado, picado. Mas o maior risco da aventura foi mesmo o autocarro!»
Mais uma tentativa de paz. As conversações entre o Governo do Uganda e o LRA de Joseph Kony a decorrer em Juba, no Sul do Sudão, são vistas como a melhor oportunidade em muitos anos de pôr fim ao conflito.
Gente solidária. A região do Volta foi o local escolhido pelos missionários combonianos para se fixarem, quando há três décadas deixaram o Uganda e o Sudão. O padre Francisco Machado faz o ponto da situação numa entrevista.
O infinito prazer de pintar. Pintor, escultor e poeta, o moçambicano Malangatana Valente Ngwenya é um dos expoentes máximos das artes plásticas africanas.
No topo da perseguição religiosa. Protectora dos mais sagrados santuários do Islão, a monarquia saudita dispõe de uma polícia especial que persegue muçulmanos e cristãos.
Além-Mar traz ainda as rubricas habituais de opinião e actualidades
.

Sem comentários: