9 de junho de 2014

COMBONIANOS IBÉRICOS CONVIVEM


Uma dúzia de irmãos e padres combonianos a trabalhar em Portugal e 11 em Espanha passaram um fim-de-semana de conhecimento mútuo em Fátima.

Os 23 participantes vieram das comunidades de Madrid e Granada, em Espanha, e Lisboa, Camarate, Santarém, Maia e Viseu, em Portugal.

Chegaram na sexta à noite e depois do jantar fizeram as apresentações e o programa do encontro de convivência.

No sábado, fizeram a Via Sacra de São Daniel Comboni nos Valinhos e presidiram e participaram na Eucaristia do meio-dia na Capelinha das Aparições. De tarde, visitaram Santarém e o noviciado ibérico, nos arredores da cidade.

No Domingo, depois do pequeno-almoço houve um encontro de partilha de experiências nas áreas da animação missionária e vocacional e deixaram algumas pistas concretas de colaboração entre as províncias combonianas da península ibérica no âmbito da formação de base, formação permanente, justiça e paz e governação.

Seguiu-se a missa do Pentecostes na esplanada do Santuário e o almoço de despedida.

«O encontro – conta o P. Carlos Alberto Nunes, que o organizou – foi vivido na amizade e simplicidade. Podemos conhecer-nos uns aos outros e conhecer melhor as actividades missionárias que desenvolvemos nos dois países. Tivemos tempo para a apresentação pessoal e para a partilha das nossas actividades concretas e tentamos perspectivar algumas acções em conjunto para a missão comum que temos na nossa Europa.»

E concluiu: «O caminho faz-se caminhando... E nós queremos que este primeiro passo tenha seguimento, possibilitando mais abertura e envolvimento de todos para uma maior colaboração, união e comunhão na missão que, hoje, nos reúne na Europa.»

Os participantes gostaram do carácter informal do evento, descrevendo-o como simples e positivo, uma experiência concreta da teologia da relação.

E querem repeti-lo em junho de 2015 em Espanha.

1 comentário:

Arlindo Pinto disse...

Boa iniciativa... Parabéns.