VINTE ANOS DE DESENVOLVIMENTO
Os Leigos para o Desenvolvimento são uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) criada em 1986, em Lisboa. Desenvolvem, desde 1988, actividades em São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola e Timor-Leste nas áreas do ensino, saúde, promoção da mulher e evangelização. Em 20 anos, 243 jovens portugueses dedicaram um período das suas vidas a este grande projecto.
Os Leigos para o Desenvolvimento são jovens professores, médicos, enfermeiros, engenheiros, arquitectos, assistentes sociais com um curso superior. Têm dos 21 aos 40 anos, e antes de iniciarem as suas carreiras profissionais, ou mesmo interrompendo-as, vivem um, dois ou mais anos, em regime de voluntariado e sem qualquer remuneração num dos quatro países onde a ONGD está presente. Adoptam um estilo de vida simples, vivendo em grupo, e partilham os bens com a população local que os acolhe e com quem trabalham. Acreditam que «só o que se dá é para sempre».
Em Portugal, criaram o Centro S. Pedro Claver (CSPC), no Lumiar (Lisboa). Funciona no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV) e é um importante espaço dedicado à integração escolar e social dos jovens imigrantes. O CSPC também apoia projectos de sensibilização para os problemas dos países mais pobres, através de acções de educação para o desenvolvimento.
Para marcar os 20 anos de vida, os Leigos para o Desenvolvimento publicaram o álbum «Voluntários ao Sul do Equador». Custa oito euros e foi distribuído com o Público de hoje.
Parabéns, portanto.
Sem comentários:
Enviar um comentário