4 de abril de 2021

PASSAGENS DA PÁSCOA


A primeira foi a páscoa dos hebreus: passagem (pesach) da escravidão do Egito à liberdade da terra da promessa através da porta do mar. 

A Páscoa maior foi a de Jesus: a sua passagem da morta para a vida através da porta rolada do sepulcro novo cavado na rocha de um jardim.

A nossa páscoa — a passagem do pecado à graça, do egoísmo ao amor, do eu ao tu, ao nós — e a páscoa da natureza — a passagem da exploração desenfreada ao uso sustentado através da ecologia— derivam da Páscoa de Jesus, atualizam-na.

João escreve: «nós sabemos que passámos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama, permanece na morte» (1 João 3, 14).

O Amor é a porta maior que dá acesso a paisagens de vida sempre novas. O amor redime-nos. Humaniza-nos.

O olhar cínico da vida repete que o amor é para os românticos, os frouxos; o que conta sou eu — em inglês até se escreve com letra maiúscula, a expressão mais exaltada do euismo. O que move o mundo é o meu bem-estar.

A ressurreição de Jesus — que foi morto porque nos amou até ao fim com um amor extremado — rasga passagens novas de vida no horizonte do humano viver: devolve-nos uns aos outros para nos dar a Deus.

Celebrar a Páscoa, sentir a vida a florir dentro de nós, ser parte deste enorme concerto de vida que é a Primavera, é amar. 

O amar é gramática de Páscoa, modo de conjugar a vida.

Na hora da verdade só o amor redime, salva, ressuscita.

O amor não é sentimento etéreo, nebuloso.

O amor é artesanal, feito de pequenos gestos concretos, obras de arte ao outro e à natureza (que é a nossa casa comum, a nossa irmã, a nossa mãe).

Porque amamos, vivemos, viverão!

Porque amamos celebramos a Páscoa!

Porque amamos cantamos aleluia!

Sem comentários: