6 de setembro de 2006

Agenda Audácia

A ARCA DE NOÉ

A «Agenda Escolar Audácia 2006-2007» celebra a biodiversidade que preenche a nossa casa comum – a Terra – e que é património de todos. Destaca, sobretudo, as espécies mais desprotegidas ou em perigo de extinção através de muita informação interessante, fotos, passatempos, anedotas, provérbios e curiosidades sobre animais, plantas e outros elementos da natureza.
A Bíblia conta uma história muito intrigante, que partilha com outros povos do Médio Oriente. O Livro do Génesis diz que aparentemente Deus ter-se-ia chateado com a criação por causa da «maldade dos homens». Arrependeu-se por tê-los criado, e decidiu acabar com tudo através de uma grande inundação, o dilúvio universal. «A Terra estava corrompida e cheia de violência.»
Antes, porém, pediu a um tal Noé, «um homem justo e perfeito», que construísse uma barca de madeira resinosa e com betume – a Arca de Noé – e que lá colocasse, além da família, um casal de cada espécie dos animais domésticos e selvagens e das aves. Depois Deus fez chover durante 40 dias até a Terra se inundar. Noé e companhia saíram da arca quando a Terra ficou enxuta.
A Bíblia diz também que Deus ficou tão traumatizado com o dilúvio que prometeu não voltar a destruir a Terra. Que é o que parece que estamos a fazer. A Terra é a grande Arca de Noé, que bóia sobre muitas ameaças: poluição, desenvolvimento, desertificação, efeito de estufa, degradação do ambiente, escassez de água, destruição de ecossistemas, etc.
A Terra não é nossa. Nós herdámos o Planeta Azul e temos a obrigação de o passar às gerações futuras com o cuidado que o senhor Noé teve em preservar a diversidade da criação.

Sem comentários: