5 de maio de 2020

PRESENTE LINDO


Os judeus sentiram alguma dificuldade em «encaixar» Jesus nas suas expetativas. Num dezembro frio, enquanto Jesus aquecia o corpo a caminhar no Pórtico de Salomão, uma das divisões do grandioso templo de Jerusalém, atiram-lhe: «Até quando nos manterás em suspenso? Se Tu és o Cristo, diz-nos com clareza».

Jesus pede que reparem nas obras que faz em nome do seu Pai. Explica que não acreditam nele, porque não são «das suas ovelhas». E aclara que foi o Pai que lhe deu as ovelhas.

Jesus não vê os seus seguidores como um rebanho, uma nebulosa, um coletivo, mas como ovelhas singulares, concretas que são um presente que o Pai lhe fez.

Tu e eu somos um presente lindo que Deus fez a Jesus e que Jesus – que não é soberbo – partilha: faz-nos presentes uns para os outros.

Quando olhas alguém nos olhos estás a contemplar um presente lindo que Jesus te deu.

Há algumas pessoas que me tratam por anjo. Amigo, amado, bom: são alguns dos adjetivos que ajuntam. Confesso que sinto algum incómodo ao ser tratado assim. Não me considero nada angelical. Mas aprendi a aceitar esse tratamento como um carinho de Deus.

Anjo vem do verbo grego enviar.

Cada pessoa é um enviado de Deus, seu embaixador, é um anjo, presente lindo que Deus nos dá porque nos ama assim. Não somos ilhas, somos pertença uns dos outros.

A nossa beleza e a nossa fragilidade encontram-se nesta imagem.

Os anjos normalmente são pintados com duas asas. As asas que o Senhor me deu para ser seu anjo lindo são a graça e a misericórdia. Sem elas não vou a lado nenhum… Não voo na ternura de Deus.

Agradece à Trindade boa por nos oferecer uns aos outros como presença da ternura de Deus, sacramento do carinho que tem por cada uma e um de nós, que tem pelo Filho a ponto de fazer de cada pessoa um presente lindo.

1 comentário:

SA disse...

AAnjoA!
Presente de Deus!
Singeleza da flor!