4 de maio de 2020

BOM E BELO


A beleza, tal como a bondade, é caminho seguro para Deus.

O P. Adelino Ascenso, superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova e missionário no Japão, escreveu a tese de doutoramento sobre a teodiceia transcultural na obra literária de Shūsaku Endō, um novelista católico japonês que aprecio.

A dada altura, sublinha a dificuldade de anunciar Jesus Cristo numa cultura que não acomoda uma ética pessoal.

Fiquei a remoer este desafio desde que li a excelente dissertação: como anunciar o evangelho numa cultura sem balizas éticas pessoais? É uma questão muito atual. No ocidente, as referências éticas externas ou desapareceram ou estão a esfumar-se: cada pessoa é a sua própria referência moral.

Por outro lado, dados sociológicos descrevem a beleza e a comodidade como grandes linhas que guiam as escolhas da juventude de hoje.

Há uma alternativa ao bem e ao bom como imperativo ético de um itinerário para chegar a Deus? Há sim! A beleza é uma alternativa viável. Vejamos!

Jesus, no capítulo décimo do Evangelho de João, fala de si próprio como o bom pastor. O texto grego usa o adjetivo kálos. Tanto pode ser traduzido por bom como por belo. Aliás, como Tov, o adjetivo correspondente em hebraico. Daí que hoje seja corrente hoje falar de Jesus como pastor bom e belo.

Kálos, bom e belo, indica que a ética (bondade) e a estética (beleza) se equivalem e completam como itinerários pessoais e comunitários para chegar a Deus, para recuperar o sentido de Deus, hoje.

Paulo escreve aos Romanos que o que de Deus pode ser conhecido, nomeadamente o seu eterno poder e a sua divindade, está presente nas suas obras desde a criação do mundo (1, 19).

No mesmo sentido, o Papa Francisco fala da natureza na encíclica Louvado sejas sobre a nossa casa comum como «um livro esplêndido onde Deus nos fala e transmite algo da sua beleza e bondade» (nº 12).

Este é também o pensar do fundador dos Missionários Combonianos. Daniel Comboni esteve na África pela primeira vez entre fevereiro de 1858 e janeiro de 1859. Numa longa carta ao pai escreve a beleza extasiante da viagem Nilo Branco acima de Cartum até Santa Cruz, no Sudão.

A dada altura descreve o espetáculo ímpar de milhares de belas aves íbis a observar, tranquilas, das copas das árvores a passagem do barco dos missionários. E remata: «aquilo foi um motivo para exaltar a grandeza de Deus que com tanta sabedoria e poder pensa também nesses animais».

A beleza como catecismo está sobejamente ilustrada na história da arte cristã.

Para facilitar o encontro das novas gerações com o Senhor da Vida pede-se menos julgar e mais contemplar: a troca do olhar utilitário e moral pelo místico para explorar o imperativo estético como percurso teológico e caminho seguro para Deus.

O Principezinho explicou à raposa que tinha um segredo: «só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos».

Gosto muito de caminhar e fiz com a minha sobrinha mais nova todos os percursos pedestres do rio Bestança, na vertente norte da Serra do Montemuro.

Quanto chegávamos a um daqueles pontos de beleza extrema eu dizia: «Tininha, glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo». Ela respondia com o resto da pequena oração. A Trindade santa extasia-nos com a beleza da sua criação.

Foi com o olhar do coração que Francisco de Assis escreveu o Cântico das criaturas e agradece pelo irmão sol, belo e radiante, com grande esplendor: imagem do Altíssimo.

O anúncio cristão precisa de novas roupagens quando a espiritualidade pessoal é mais importante que o culto comunitário e a juventude tem dificuldade em entender um discurso sobre Deus construído sobre obrigações e interditos.

A beleza, o imperativo estético, também é GPS para os caminhos de Jesus, o pastor bom e belo.

Sem comentários: