2 de setembro de 2018

MISSÃO+ 2018



Missão+ é já uma atividade missionária JIM que nos últimos anos temos realizado na área da paróquia de Camarate no concelho de Loures! Neste ano de 2018, realizou-se de 18 a 26 de Agosto.

A paróquia de Camarate e a Família Comboniana que ali trabalha na pastoral acolheu-nos de braços abertos, com entusiasmo e generosidade a toda a prova. Isso foi, desde logo, campo para uma experiência enriquecedora e frutífera no caminho de missão que queremos fazer juntos.

O tema deste ano foi «Arrisca Amar… Agarra a Missão». Os participantes foram 32 com uma equipa coordenadora de seis elementos das Equipas JIM e membros da Família Comboniana.

Participaram este ano, pela primeira vez, um grupo de oito jovens Italianos que para além de terem mudado um pouco o «sotaque» trouxeram um belo sentido de internacionalidade e missão intercultural. «Grazie Italiani», gritámos!

Missão + tem várias dimensões da missão que procurámos partilhar juntos. As manhãs foram vividas na oração, partilha de experiências, avaliação e preparação das atividades de cada dia. No último sábado tivemos um dia de retiro para refletir sobre o chamamento à missão e celebrar como comunidade a alegria da semana vivida em conjunto e comunhão com todos!

As tardes de cada dia foram dedicadas às atividades de animação e testemunho com as crianças em vários grupos e lugares e com os idosos nos lares da paróquia e também trabalhos de limpeza no Bairro da Torre.

À noite, pela primeira vez, visitámos as comunidades locais da paróquia nas suas capelas e lugares de oração. Foi uma experiência de grande alegria e sentido de missão para todos: para essas comunidades e para nós! Foi bonito o encontro nunca visto, de tão elevado número de jovens com os pequenos grupos de gente idosa nas comunidades. Alguns choraram de alegria ao dizer «Obrigado» na despedida!

Destes encontros salientou-se o que tivemos 5ª-feira à noite no Bairro da Torre: celebrámos a missa na capela improvisada a céu aberto e numa tarde de ventania e frio que só a carrinha do Daniel ajudou a resguardar… Seguiu-se o jantar oferecido pela comunidade do bairro. Vivemos e partilhámos a realidade do bairro depois do incêndio que recentemente deixou 35 pessoas sem teto. O grande sentido e gestos de alegria e otimismo tocaram a todos.

No domingo, depois de dizer um adeus agradecido à Comunidade Cristã de Camarate na missa paroquial, todos partiram felizes, desejando já participar no Missão+ 2019.

«Antes disso haverá o Natal+ 2018», diziam alguns! Cá estaremos todos.

«Ai que saudades já tenho», ouviu-se de alguém com lágrimas nos olhos que esqueceu o guião Missão+ onde tinha escrito: «Adorei o Missão+. Adorei conhecer todos os amigos. Vamos arriscar… Amar. Responder ao desafio, à maneira de Cristo e de Comboni.»
P. Carlos Alberto Nunes

Sem comentários: