24 de junho de 2016

Alex Zanotelli: TRENTINO DO ANO



O missionário comboniano padre Alex Zanotelli foi distinguido com o prémio «Trentino dell’Anno 2016» da Província autónoma de Trento no norte da Itália.

O prémio é um reconhecimento atribuído pelo grupo cultural e pela histórica revista Uomo Città Territorio ao padre Zanotelli, 78 anos, pela luta ao lado dos últimos, defendendo os mais fracos, a água como um bem comum, a justiça social e ambiental, e o acolhimento dos imigrantes.

A entrega do prémio decorreu a 18 de Junho no Castello del Buonconsiglio.

O missionário dedicou o prestigiado prémio às organizações que lutam pela água gratuita e acessível a todos, e às que se opõem ao TAV (sigla para Comboio de Alta Velocidade em italiano) na região alpina de Brennero.

A jornalista Francesca Caprini encontrou-se com Zanotelli em Maio passado em Roma.

O missionário participava numa manifestação contra o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento entre os Estados Unidos e a União Europeia, mais conhecido como TTIP na sigla em inglês.

«Há alguma ligação entre a sua missão no bairro mais violento da Europa e a sua militância pela água, um bem comum?», Caprini perguntou a Zanotelli.

«Estes são conflitos sociais que nos chamam à responsabilidade numa sociedade dividida, onde o Estado está ausente, onde os bens comuns são desfrutados e desbaratados, prisioneiros do deus dinheiro. O fio condutor que liga a luta pela água, contra o crime organizado, contra tratados como o TTIP e a devastação dos territórios é muito claro. É precisa mudar de rumo, imaginar um modelo diferente de sociedade, mais justa e mais responsável», respondeu.

Esta é uma reflexão que se estende também à emergência dos refugiados.

«A proposta feita pelo governo italiano de Renzi à Comissão Europeia para resolver o problema dos imigrantes que chegam de África, a chamada “Migration Compact”, é um mau passo para a Itália. O espírito é o mesmo do acordo feito entre a União Europeia e a Turquia. É uma comercialização com a pele dos refugiados», acrescentou.

Zanotelli nasceu em Livo (Trento) em 1938. Foi ordenado sacerdote em 1964. Trabalhou como missionário primeiro no Sudão, depois como director da revista italiana comboniana Nigrizia.

Depois, viveu vários anos no bairro de lata de Korogocho em Nairobi no Quénia.

Há cerca de dez anos, vive e trabalha no bairro da Sanità da cidade italiana de Nápoles, desde onde tem vindo a promover uma verdadeira batalha civil a favor da água como um bem público.

Zanotelli é autor de numerosos artigos e livros, incluindo Korogocho (Feltrinelli, 2003) e, publicados pela EMI, Vozes dos Pobres, Vozes de Deus (2007) e Mãos fora da Água (2010).

Comboni Press | J: Vieira

Sem comentários: