6 de março de 2014

Brasil: RONDÓNIA METE ÁGUA


Olá amigos(as), tudo bem?

Eu e o outro P. Jorge acabámos de chegar nesta madrugada da área ribeirinha de Calama. Ficámos lá estes dias fazendo causa comum com os povos que aos poucos estão perdendo as suas casas que vão entrando dentro das águas. De muitas comunidades já só se vêem os telhados! Os animais mortos nas águas, ou alguns ainda vivos em cima de troncos pedindo socorro! Uma só família em São Carlos perdeu mais de 100 cabeças de boi! É triste de ver.

A nossa viagem começou às 10h30 da manhã depois de rezarmos de manhã cedo a missa das cinzas com o povo. Chegámos a Porto Velho às 3 da madrugada já de quinta-feira. Ao longo da viagem só se via sofrimento. Gente carregando e trazendo para Balsas, que estão ainda construindo, os seus móveis, fogão, geladeira...

Estou vendo como fazer para ir amanhã com o P. Jorge Benavides a São Carlos, pois a estrada já está fechada devido a uma ponte que sumiu! Vou tentar ir até Aliança e depois ver se alguém nos vem pegar numa voadeira e nos leve até à casa paroquial que inaugurámos em Janeiro. Segundo as pessoas nos dizem, toda a área de São Carlos já está dentro de água. Vamos tentar salvar as coisas carregando-as para a torre da igreja que é alta!

Pensávamos sair esta noite lá em São Carlos quando o barco vinha de Calama e passava lá em frente mas as pessoas acharam que seria muito perigoso e imprudente pois já era de noite e lá não tem mais nem energia nem água faz já 15 dias. Segundo falam as pessoas, as cobras e jacarés estão por todo o lado que vem do lago famoso do Cuniã que já ligou com o Rio Madeira.

O P. Jorge Benavides teve pouca sorte pois chegou num momento em que o povo está desesperado. As pessoas choram por todo o lado! E as águas ainda vão subir até à semana da Páscoa, devido à lua-cheia que vem depois de 21 de Março, que este ano, para piorar, é muito tarde!

A nós pouco resta fazer a não ser rezar e tentar consolar estas pessoas com a nossa presença.

Um abraço fraterno a todos.

Contamos com as vossas orações,

Padre Jorge Brites – Missionário Comboniano em Porto Velho

Sem comentários: