20 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DE SOLIDARIEADE AOS MISSIONÀRIOS NO SUDÃO DO SUL E REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA


Roma, 20 de Fevereiro de 2014

«Consolai, consolai o meu povo, é o vosso Deus quem o diz...» (Is 40, 1)

Queridos irmãos, irmãs e LMCs de
            Sudão do Sul
            e República Centro-africana

Saudamos-vos no nome do Senhor da Missão.

Durante estas duas semanas de encontro, oração e reflexão que nós, superiores das circunscrições, tivemos com a direção-geral do nosso instituto, seguimos com preocupação a situação de violência em curso nos vossos países. Recusamos a indiferença e por isso vos dirigimos estas palavras de comunhão e fraternidade.

Dor e morte continuam a marcar indelevelmente o caminho da missão. O testemunho de presença, de «estar com» de todos vós nesta realidade de violência irracional e injustificada leva-nos a animar-vos a descobrir que São Daniel Comboni continua a amar e a fazer causa comum com os mais pobres e abandonados da África de hoje através da vossa presença. O vosso testemunho torna a sua presença viva e atual.

Estamos igualmente conscientes dos interesses políticos e económicos que provocaram uma crise profunda opondo os componentes de uma sociedade multiétnica e multirreligiosa. Fragilizou-se assim a convivência pacífica e fraterna de longos anos partilhados num mesmo território. A crise humanitária gerada não tem precedentes. Também sabemos que as portas de muitas das nossas paróquias e casas de formação foram abertas para acolher, acompanhar e consolar milhares de refugiados e deslocados. É, sem dúvida, uma faceta do ministério missionário da «consolação» de um povo em busca de paz. Comungamos dos vossos riscos e perigos, solidariedade e coragem.

Recordamos-vos as palavras que o nosso pai e inspirador escreveu uma semana antes de morrer: «Que aconteça tudo o quer Deus quiser. Deus nunca abandona quem nele confia. Ele é o protetor da inocência e o vingador da justiça. Eu sou feliz na cruz, que levada de boa vontade por amor de Deus gera o triunfo e a vida eterna» (Escritos 7246). E as suas palavras no leito de morte: «Coragem para o presente, mas sobretudo para o futuro.»

Rezamos para que cesse todo o tipo de violência e de violação dos direitos humanos, para que a paz, a justiça e a reconciliação rompam o horizonte do «humanamente impossível» e encontrem um lugar no coração dos homens e mulheres de boa vontade nos vossos países.

Abraçamos-vos com ternura e carinho e temos-vos presentes nas nossas orações e nos nossos corações. Que São Daniel Comboni cuide de cada um de vocês e das pessoas que vos foram confiadas.

Superior-geral e seu conselho
Superiores províncias/delegados
Direção-geral
Missionários Combonianos

1 comentário:

Claudino Gomes disse...

Dá uma imensa pena constatar como os esforços por criar comunidades, em que a fraternidade sem fronteiras fazia respirar uma atmosfera de confiança no futuro, são deitados por terra em pouco tempo. No Congo-Kin vivemos também situações semelhantes no que respeita às populações e no que respeita à insegurança para os missionários. Em Bamokandi-Dungu,em 1996-97 e, em 1998 aquando da invasão pelos rebeldes do Sul do Sudão, nós decidimos ficar com as populações. Inspirou-nos nessa decisão o exemplo dos missionários Combonianos em Moçambique e no Uganda: apesar das vítimas entre eles, nunca abandonaram as populações. Agradeço muito aos missionários e às missionárias que, na RCA e no Sudão do Sul, continuam a testemunhar que a fraternidade é para ser vivida e manifestada principalmente quando o preço dela é muito alto. Que o Senhor esteja convosco, irmãs e irmãos.