13 de janeiro de 2011

ANTENA


© JVieira

O Arcebispo de Durban, Cardeal Wilfred Napier, ontem de manhã benzeu a nova antena da Rádio Bakhita, assistido pelo Arcebispo Paolino Lukudu Loro de Juba.
O cardeal sul-africano esteve em Juba cinco dias como observador do referendo de autodeterminação que decorre até sábado.
A nova antena montada numa torre de 72 metros aumentou substancialmente a cobertura da primeira estação da Rede Católica de Rádios do Sudão – o sinal cobre um raio de mais de 100 quilómetros – e possibilitou o alargamento do horário de emissão da estação.
Desde 24 Dezembro de 2006 que a rádio tinha o transmissor e antena na torre da catedral de Juba, uma estrutura com 32 metros de altura que não deixava tirar partido total da capacidade do emissor além de onerar os gastos da emissão porque era preciso ter dois geradores a trabalhar para alimentar o estúdio e o transmissor, a cinco quilómetros de distância.
Agora com a estação, o transmissor e a antena no mesmo local, a Rádio Bakhita está no ar das seis da manhã até à meia-noite sem interrupção.
A nova antena e a respectiva torre juntamente com as instalações inauguradas em Agosto içam a Rádio Bakhita a um patamar mais alto de qualidade permitindo ao pessoal um espaçp de trabalho mais agradável que os dois contentores em que a rádio funcionou durante três anos.
Entretanto, tanto a Bakhita como algumas das outras estações e a própria rede tornaram-se em algumas das estrelas do sul do Sudão durante o referendo. A imprensa internacional mostrou-se surpreendida pela ousadia do projecto e pela sua qualidade. Televisões, rádios e jornais têm apresentado reportagens sobre a cadeia e algumas das duas estações.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabens! Bakhita voce tem muito trabalho nessa nova nascao que esta a nascer!