20 de janeiro de 2011

HOSPITAL COMBONI


© EValentini
O hospital da diocese de Wau, no Sul do Sudão, reabriu depois de mais de meio século nas mãos dos militares.

Os serviços de consulta externa do Hospital São Daniel Comboni de Wau abriram ontem ao público e em Fevereiro deve ser inaugura a primeira enfermaria de internamento com 25 camas.
O serviço oferece cuidados maternais e infantis, consultas e medicação, laboratório e ultra-som e tem três camas para urgências e prestação de primeiros socorros.
Uma equipa de Irmãs Missionárias Combonianas e Franciscanas Missionárias para a África andavam a tratar desde Setembro das licenças necessárias para abrir o hospital.
A comboniana Joyce Ajio, que dirige o serviço, disse que a preparação foi longa e difícil, mas o pessoal está pronto para dar o seu melhor para prestar um serviço de qualidade aos pacientes.
Há 19 técnicos locais, incluindo pessoal paramédico e de apoio, a trabalhar nas consultas externas.
A estrutura foi tirada pelo Governo à Igreja em 1957 e transformada em Hospital Militar até 2008, altura em que foi devolvida à Igreja depois de um longo processo de negociações.
Alguns edifícios ainda se encontram em recuperação e o hospital vai abrindo as valências conforme as instalações estiverem prontas.

1 comentário:

pelina disse...

Sempre assim foi e continuará a ser: "Forte querer consegue VENCER"!!!
Parabéns pelo vosso empenho e dedicação.