30 de janeiro de 2011

RESULTADOS FINAIS


Os resultados finais do Referendo do Sul do Sudão foram anunciados hoje em Juba com pompa e circunstância. Nas mais de 2600 mesas de voto espalhadas pelo sul do país, quase 3.7 milhões votaram pela separação enquanto cerca de 16 mil escolheram a união. Em termos percentuais, a separação recebeu 99,57 por cento dos votes e a união 0,43 por cento. Se juntarmos os votos do Norte do Sudão e dos oito países da diáspora sulista a média baixa para 98,83 por cento para a separação e os votos pela unidade sobem para 1,17 por cento.
Os próximos passos são a proclamação oficial final dos resultados – hoje os totais foram separados: sul por um lado e norte e diáspora pelo outro – no sábado ou se houver contestação a 14 de Fevereiro.
Entretanto, os partidos que governam o Norte e o Sul têm que terminar as negociações sobre Abyeai, as fronteiras, a cidadania, e a partilha dos recursos naturais e da dívida externa.
O Presidente Salva Kiir Mayardit prometeu que estes assuntos quentes estarão resolvidos antes da independência, a 9 de Julho.
Claro que o NCP – o partido do Norte – já fala em adiar essa data até todos os acordos pós-referendo estiverem prontos, mas não acredito que o SPLM vá na cantiga.
Entretanto, uma comissão técnica formada por políticos, juízes e advogados, já está a elaborar uma proposta de Constituição para o novo país. A sociedade civil e as igrejas também gostariam de fazer parte do processo.

Sem comentários: