17 de maio de 2010

YIROL


© ANunes

O bispo de Rumbek benzeu ontem a nova igreja de Yirol, referida como «a catedral», numa cerimónia que juntou milhares de fiéis e autoridades civis e religiosas.
O novo templo, benzido por Dom César Mazzolarim, um dos quatro bispos combonianos do Sudão, levou sete anos a construir.
O bispo disse que era um monumento à solidariedade: os dinheiros vieram da comunidade local, da Itália e da Espanha, sobretudo de Andaluzia, a terra do pároco de Yirol, o comboniano José Parladê.
A nova igreja é dedicada à Santa Crus porque fica a cerca de 60 quilómetros da primeira missão de Daniel Comboni
no Sudão: a missão de Santa Crus onde permaneceu entre 1875 e 1876. As febres mataram alguns dos seus colegas e despacharam-no para Itália num estado de saúde muito precário. Hoje o lugar é conhecido por Kenissa: palavra árabe para igreja.
A nova igreja foi feita para acomodar até 700 pessoas. Contudo, o P. Parladê disse que aos domingos mais de 1000 pessoas a enchem para a missa.
A velha igreja, construída de materiais locais e tecto de capim, foi transforma numa escola: as quatro salas em que foi dividida têm pelo menos 90 estudantes cada uma.
Aliás, as escolas são uma das grandes paixões do padre Parladê: com a ajuda dos familiares, conterrâneos e amigos já construiu quase 30 que depois passou ao governo.
Yirol fica no Estado de Lagos a uns 100 quilómetros a leste de Rumbek, a capital e sede da diocese, uma área muito conturbada por pilhagens de gado, entre o povo Dinka.

Sem comentários: