28 de maio de 2010

DETIDOS

Mulheres da informação em Juba. Lili, à direita, encontre-se entre os detidos. É editora da SSTV.

Nove jornalistas da rádio e televisão públicas do Sul do Sudão encontram-se detidos sem culpa formada há oito dias no edifício da Segurança Nacional em Juba.
Os detidos fazem parte de um grupo de 12 profissionais da informação pública que a segurança deteve na sexta-feira passada.
Os jornalistas estavam em greve de zelo desde a quarta-feira feira para reivindicar o subsídio de habitação referente a 2009.
Três mulheres, duas mães e uma doente, foram entretanto postas em liberdade e contaram como foram humilhadas pelas forças de segurança.
Uma associação de jornalismo e a missão da ONU no Sudão estão a tentar negociar a libertação dos detidos sem causa formada, mas parece que o ministério da Informação quer fazer deles bodes expiatórios.
O dinheiro parece que sumiu – ou para pagar o canal satélite ocupado pela SSTV, o canal televisivo do Sul, como diz o ministério, ou repartido por uns tantos como acusam os jornalistas.
Mais um prego no caixão da liberdade de informação. Infelizmente, o Sul parece destinado a copiar as coisas piores do norte.

Sem comentários: