3 de maio de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA

© JVieira

A Freedom House preparou um relatório intitulado Liberdade de Imprensa 2010 para marcar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa que decorre hoje.
O relatório apresenta uma tabela que classifica 196 países e territórios em livres, parcialmente livres e sem liberdade de informação.
Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia ocupam o topo da tabela classificativa mundial da liberdade de imprensa.
Portugal ocupa a décima sexta posição, acima dos EUA (24), Canadá e Reino Unido (26) e Espanha (47).
Na África os países com imprensa livre contam-se pelos dedos de uma mão: Mali, Gana, Maurícias, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
O Sudão ocupa a posição 165 acima da Chade, Etiópia e RD do Congo, embora o relatório reconheça que o país melhorou em matéria de liberdade de imprensa.
O país mais adverso a jornalistas é a Coreia do Norte.
O estudo da Freedom House diz que há 69 países com imprensa livre, 64 parcialmente livre e 63 sem liberdade.
Por zonas, o Oeste europeu é a parte do globo onde a liberdade de imprensa floresce: 92 por cento dos países têm imprensa livre e oito parcialmente livre. O Médio Oriente e o Norte de África são os antípodas: cinco países têm imprensa livre, dez parcialmente livre e 70 sem liberdade.
O relatório revela que a liberdade de imprensa tem vindo a declinar nos últimos oito anos e acrescentou que a Internet é o novo campo de batalha de controlo dos governos, a começar pela China.

Sem comentários: