26 de abril de 2010

RESULTADOS


Presidente eleito Salva Kiir lê declaração

A Comissão Nacional de Eleições (NEC em inglês) anunciou hoje que Omar Hassan al-Bashir foi reeleito presidente com 68 por cento dos votos enquanto que Salva Kiir Mayardit continua a presidir ao governo do Sul do Sudão com uma estrondosa vitória de 92,9 por cento dos votos.
A NEC anunciou também contra todas as expectativas que o candidato do SPLM Clement Wani Konga derrotou o independente Alfred Ladu Gore na corrida para governador de Equatória. Central.
Na Equatória do Oeste, o independente Joseph Bakosoro tirou o lugar à candidata do SPLM, Gemma Nunu.
Na sexta-feira tinha sido anunciado que o candidato do SPLM a governador do estado da Unidade Taban Deng derrotou a independente Angelina Teny. Dois dos apoiantes da última foram mortos pela polícia e cinco feridos durante uma manifestação de protesto.
O SPLM ganhou também os estados de Bahr el Ghazal do Norte e do Oeste e em Warrap.
Salva Kiir esta tarde leu uma declaração à imprensa para agradecer a vitória e pedir aos sulistas que se mantenham unidos no caminho para o referendo de auto-determinação em 2011.
O candidato derrotado Gore telefonou à Rádio Bakhita para pedir aos apoiantes que se mantenham calmos. Disse que rejeita liminarmente os resultados, não reconhece a autoridade do NEC e que está disposto a ir até ao sacrifício último.
Aliás, tudo indicava que seria ele o vencedor até porque Konga teve uma administração desastrosa durante os cinco anos que esteve à frente do estado.
Fala-se à boca fechada que ganhou as eleições graças a muita batotice porque se crê que mantenha uma milícia. Durante o conflito armado Konga era um senhor da guerra que lutou ao lado dos árabes.
Juba está noite está calma, as lojas estão fechadas na zona comercial e há pouca gente na rua. Junto à casa de Gore havia um forte dispositivo militar. A zona de divertimento contudo estava animada.

Sem comentários: