6 de maio de 2009

WHITE BULL



A Southern Sudan Beverages começou a produzir a 1 de Maio a primeira cerveja fabricada no Sudão do pós-guerra.
A bujeca leva o nome de guerra de White Bull, uma imagem de marca na região onde a maioria das comunidades se dedica à criação de gado.

É uma cerveja tipo lager que os produtores dizem ter sido criada depois de um exaustivo estudo dos gostos do Sul do Sudão.
A nova loira tem um volume alcoólico de 4,2%. O produto é distribuído em garrafas de meio litro ao custo de cerca de um euro.
A companhia de bebidas do Sul do Sudão pertence ao grupo sul-Africano SABMiller com negócios em 35 países africanos.
A fábrica, inaugurada no ano passado nos arrabaldes de Juba, tem capacidade para produzir 180 mil hectolitros de cerveja e 60 mil hectolitros de refrigerantes por ano.
Até agora em Juba bebia-se sobretudo cerveja produzida no Quénia e no Uganda e marcas de multinacionais. No norte do Sudão, a lei Islâmica não permite o consumo público de álcool.
Não deixa de ser significativo que a primeira indústria de grande escala a estabelecer-se no sul do Sudão tenha sido uma fábrica de bebidas com tendência para a fabricação de cerveja. A comida, essa continua a ser importada dos países vizinhos embora o Sul do Sudão seja extramamente rico em terras e água.

Sem comentários: