15 de outubro de 2008

CAOS

Desde domingo à noite que a rádio Bakhita esteve num verdadeiro caos. A culpa foi do computador que comanda a emissão. O disco rígido avariou e não podíamos usar nem o programa normal nem a alternativa que temos para as emergências.
Ficámos dois dias no ar com música e algumas – poucas – intervenções dos locutores de serviço porque não estavam muito à vontade só com a mesa de mistura e o reprodutor de CDs à disposição.
Esta manhã para ajudar à festa o gerador recusou-se a trabalhar até às 11h00 quando conseguimos detectar a razão da «greve de zelo» do dito cujo: o gasóleo aqui é muito sujo e o carburante tinha dificuldade em passar pelo respectivo filtro.
Agora a situação está quase normalizada. O problema do computador foi corrigido – o técnico cobrou-nos 150 euros depois de seis horas de trabalho. E temos que voltar a carregar centenas de canções que entretanto se perderam. Mas com calma e paciência tudo se consegue – como diz a formiga. E com a ajuda preciosa de um amigo italiano que através da Internet me assistiu com a configuração do programa que usamos.
Uma lição: a tecnologia de ponta é espectacular, mas quando dá para torto é uma autêntica dor de cabeça. E dos quatro combonianos que trabalhamos na rádio eó eu estou em Juba nestes dias, ainda por cima o menos versado em computadores!

1 comentário:

osátiro disse...

Parabéns pelo trabalho em terras de missão.
Que Deus guie os seus passos e ilumine a sua palavra.