18 de maio de 2006

Causas

MARCHA CONTRA A FOME

No dia 21 de Maio vai realizar-se a Marcha Mundial contra a Fome 2006. O evento global destina-se a recolher fundos para programas contra a fome infantil em países pobres. Vai decorrer em 115 países, da Argentina ao Zimbabué.
Há alimentos suficientes para alimentar todas a população mundial durante quase meio século. Apesar disso, mais de 300 milhões de crianças em todo o mundo sofrem de fome crónica. A fome e a subnutrição são as causas de mais de metade do número total de mortes de crianças, provocando, todos os anos, a morte de aproximadamente seis milhões de crianças.
Em Portugal, estão previstas quatro marchas: na Horta (Ilha do Faial), do Peter Café Sport
até ao Cais de Santa Cruz; em Ponta Delgada (Ilha de São Miguel), da Praça Gonçalo Velho, junto às Portas da Cidade, até à Avenida Infante Dom Henrique; em Lisboa, da Torre de Belém às Docas; e no Porto, do Cais de Gaia ao Passeio Alegre. As provas começam às 10h00. A inscrição custa 10 euros e dá direito a T-shirt e chapéu.
Em 2005, participaram da marcha 201 mil pessoas, em 266 lugares de 91 países. O evento arrecadou 1,2 milhões de euros, suficiente para alimentar 70 mil crianças durante um ano. Desta feita, a organização espera reunir este ano pelo menos 750 mil participantes em todo o mundo e 20 mil em Portugal.
A iniciativa surgiu em 2002 a partir de uma parceria entre o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) e a TNT. A campanha PobrezaZero também aderiu.

Sem comentários: