Jesus, quando designou os 72 discípulos para irem, à sua frente, dois a dois, a todos os lugares que queria visitar, explicou-lhes que o seu trabalho número um era o de rogar ao Senhor da Seara que mandasse trabalhadores para a sua seara. Só depois é que lhes ordenou: «Ide!» (Lucas 10: 1-3).
A pastoral vocacional faz parte do serviço missionário que os Combonianos prestam na Etiópia. De três maneiras: através do testemunho alegre e generoso de cada missionário, da oração, e dos grupos vocacionais.
Para cumprir o mandato de Jesus, em Qillenso, todas as quartas-feiras, às 18h00, fazemos uma hora de adoração pelas diversas vocações na Igreja. É um momento tranquilo, cheio dos sinfonia polifónica do crepúsculo, feito à luz de velas quando há apagões — que são frequentes.
Durante as férias grandes, os candidatos e candidatas da missão em casas de formação, ou os postulantes combonianos que fazem a sua experiência de missão, acompanham os missionários quando vão celebrar a missa às diversas capelas para dar o seu testemunho.
A missão também tem um grupo vocacional que se reune algumas vezes durante o ano na capela de Urdata, que fica no centro da missão.
O objectivo é pôr os vocacionados em contacto com diferentes carismas e modos de servir na Igreja.
Um convidado ou convidada apresenta um tema. Há tempo para perguntas e respostas, cânticos e orações.
O encontro termina com chá e pão para os participantes numa loja da localidade.
O primeiro encontro deste ano, em abril, foi animado pelas Irmãs da Caridade ou Irmãs de Maria Bambina. Vieram três indianas da comunidade na missão de Fullasa.
Apresentaram a sua congregação: o carisma, a história e a presença na Etiópia. Estávamos no início da estação das chuvas e a participação foi escassa: meia dúzia de jovens.
Em outubro, fizemos o segundo encontro. Foi animado por Frei Awot, um padre capuchinho etíope da vizinha missão de Teticha, entre os Sidamas.
Fez uma longa exposição sobre a vocação em geral e sobre a sua congregação em amárico, uma das línguas do país. O catequista zonal traduziu para guji.
Desta vez a participação foi boa: onze raparigas e nove rapazes de cinco comunidades da paróquia, alunas e alunos a frequentar entre o sétimo e o décimo segundo anos.
Estes encontros estão a dar alguns frutos. A missão de Qillenso tem um postulante comboniano, uma noviça, uma aspirante e uma candidata nas Irmãs da Caridade e uma postulante nas Servas da Igreja, uma congregação fundada pelo primeiro bispo da diocese de Hawassa.
Continuamos a rogar ao Senhor da Seara que envie seareiros para a sua seara.
————————
=> Queres colaborar com o serviço missionário dos combonianos na Etiópia? Reza por nós! Também podes enviar uma oferta para o IBAN PT50 0007 0059 0000 0030 0070 9 dizendo que é para a Etiópia. Nós agradecemos rezando por ti.
Sem comentários:
Enviar um comentário