23 de maio de 2021

PENTECOSTES: A SAFRA DA RESSURREIÇÃO


Celebramos a solenidade do Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. Pentecostes significa (em grego) quinquagésimo (dia) depois da Páscoa.

Para o povo hebreu o pentecostes — ou a festa das sete semanas — era o festival das colheitas dos cereais (trigo e cevada) com a apresentação dos primeiros frutos no Templo de Jerusalém onde faziam uma grande peregrinação sete semanas depois da Páscoa. 

Nessa celebração também recordavam o dom da Lei (a Torah) feito por Deus a Moisés no Monte Sinai. Mais tarde, transformou-se numa festa caseira com abundância de comida.

Jesus prometeu aos discípulos o Paráclito: antecessor, consolador, advogado, confortador, ajudante. O Espírito Santo é a grande colheita da Ressurreição do Senhor.

Na criação, o Espírito de Deus pairava sobre a superfície das águas. Na re-criação — a Páscoa do Senhor — o Espirito Santo é o sopro de Deus em nós, como o foi na vida e ministério de Jesus, o ungido com o Espírito de Deus, Messias, Cristo. 

O Paráclito guiou a Igreja pelos novos caminhos da missão pascal. Os Atos dos Apóstolos bem podiam ser chamados Atos do Espírito Santo.

O santo Paulo VI escreveu que «o Espírito Santo é o agente principal da evangelização: é ele, efetivamente, que impele para anunciar o Evangelho, como é ele que no mais íntimo das consciências leva a aceitar a Palavra de Deus».

O Espírito enviado do Pai pelo Ressuscitado é o grande tradutor das maravilhas, dos grandes feitos de Deus para todas as línguas. Através da linguagem universal do amor.

Os seus frutos são «amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio» como Paulo explicou aos cristãos da Galácia. Representam o essencial para o bem-estar de todos e de cada pessoa, para o bem-estar do universo inteiro.

É o Espírito Santo que tatua com o seu fogo a Lei de Deus — o chamamento universal ao amor — no coração de cada pessoa.

Com o Papa Francisco rezamos:

Vinde, Espírito Santo!
Mostrai-nos a vossa beleza refletida em todos os povos da terra,
para descobrirmos como todos são importantes,
que todos são necessários,
que são rostos diferentes da mesma humanidade
amada por Deus.
Amen.

Sem comentários: