30 de maio de 2021

DIZER DEUS


A Solenidade da Santíssima Trindade indicia quão complicado é falar de Deus! Porque Deus é mistério.

Os judeus não dizem Deus. Quando vêem o tetragrama — YHWH, as quatro consoantes que representam o nome de Deus em hebraico — lêem Senhor. Porque dizer o nome é ter poder sobre o nominado.

Muitos místicos preferem falar de Deus pela via negativa. Chama-se apófase, dizer o que Deus não é para chegar ao que Ele é.

São Paulo explicou aos gregos o mistério de Deus como o meio divino onde o humano se desenvolve: «É nele, realmente, que vivemos, nos movemos e existimos» (Actos 17, 28).

Falar de Deus-Trindade é anda mais complicado. Mas não é uma charada aritmética dizer que Deus é um em três.

São Ireneu de Lião (130-202) tem uma maneira muito interessante de representar a Trindade. O Filho e o Espírito Santo são as mãos de Deus: «O homem é [..] uma carne formada à imagem de Deus e modelada pelas suas mãos, isto é, pelo Filho e o Espírito, aos quais disse: “Façamos o homem”.».

Há formas mais naturais de falar Deus. São Patrício explicava aos irlandeses o mistério da Trindade através da folha do trevo (que tem três lóbulos). A flor da buganvília serve para o mesmo fim. A fogueira (africana) feita com três pedras também.

A nível da arte, os cristãos orientais pintam a Trindade com três pessoas totalmente idênticas.

O ícone que ilustra esta reflexão, pintado pelo russo Andrei Rublev, é o meu favorito: as três pessoas iguais mas de roupa diferente estão sentadas à mesa, mas há lugar para mais alguém, para ti e para mim.

Já os ocidentais representamos a Trindade por um idoso (Deus Pai), pelo Crucificado (Deus Filho) e por uma pomba (Deus Espírito Santo).

Contudo, a Primeira Carta de João contém a mais simples, completa, complexa e extraordinária definição: «Deus é amor».

Amar é conjugar Deus, revelar a sua gramática: «amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor» (1 João 4, 7-8).

Dizer Deus não é balbuciar um mantra, uma palavra mágica, conceber uma ideia abstrata, é amar! Deus é poema de amor que se declama amando.

Sem comentários: