9 de março de 2021

DEUS DAS SURPRESAS E DAS BÊNÇÃOS

 O bispo-eleito de Rumbek com o bispo de Malakal



MENSAGEM DE ACÇÃO DE GRAÇAS 
AQUANDO DA MINHA NOMEAÇÃO COMO BISPO DE RUMBEK 

Deus é o Deus das surpresas. E as suas surpresas, ainda que desafiantes, trazem sempre uma bênção. Eu não esperava esta nomeação, mas acolho-a com espírito de fé e disponibilidade. Que o plano amoroso de Deus para a Igreja de Rumbek e do Sul do Sudão seja realizado.

Estou grato ao Papa Francisco e à Igreja pelo amor e confiança que demonstraram ao chamar-me para o ministério episcopal e ao nomear-me para ser o bispo de Rumbek.

O meu pensamento vai para todo o povo da diocese e para o seu desejo de encontrar Cristo na Igreja.

A minha obrigação vai para todos os padres que servem na diocese, em particular o P. John Mathiang pelo seu empenho em liderar a diocese nos últimos anos como coordenador diocesano.

Recordo também a pessoa do falecido bispo César Mazzolari que deu a sua vida ao povo de Rumbek com o espírito de um bom pastor.

O meu apreço vai para todos os institutos e comunidades religiosas de homens e mulheres que enriquecem a diocese com os seus carismas, entre os quais manifesto especial gratidão aos meus confrades, os Missionários e Irmãs Combonianos, especialmente aqueles que partilhamos no ministério.

Estou igualmente grato à diocese de Malakal pelo espírito de comunhão, apoio e bondade: que Deus vos recompense.

Também reconheço o empenho de muitos leigos, nativos de Rumbek ou de outros lugares e países, aqueles que trabalham nos departamentos e instituições da diocese, e cristãos empenhados como catequistas, membros de conselhos eclesiásticos, associações, homens e mulheres, jovens e anciãos que formam e constroem esta família de Deus.

Quero expressar a minha disponibilidade para me juntar à diocese de Rumbek, entrando na viagem que tem vindo a fazer até agora e oferecendo a minha humilde pessoa.

Mas, neste momento, o que vos peço mais é a vossa oração, com a confiança de que o nosso Senhor, que iniciou esta boa obra, me ajudará com a sua graça e a levará a bom termo.
P. Christian Carlassare, bispo-eleito de Rumbek (Sudão do Sul)

Sem comentários: