4 de dezembro de 2018

NATAL SEM O MENINO

É uma mãe jovem, muito criativa e comunicativa.

Combinou fazer uma acção antes do Natal com as educadoras na sala da pré-primária que a filhota frequenta.

Decidiu explorar o Calendário do Advento com os pequeninos: queria falar-lhes da preparação do Natal com palavras, canções e desenhos além de um chocolate.

Preparou as janelinhas para os dias de aulas antes do Natal: cada uma tinha uma palavra, um símbolo, uma melodia… Deu trabalho, mas estava contente com o produto final!

Tudo a postos, telefonou à educadora a explicar: «Vou explorar com os meninos o significado do Natal, Menino Jesus, Reis Magos, a Estrela com um Calendário do Advento! Cada dia vão abrir uma janelinha.»

Espantada, ouviu do outro lado do telemóvel: «Ó mamã, lamento mas não pode falar dessas coisas: é proibido pela direcção do colégio. Pode falar do pai-natal, das renas, dos duendes… Mas de Advento, do Menino-Jesus, dos Reis Magos, não… Explore a palavra generosidade para expressar os sentimentos do Natal!»

E a mamã lá teve que voltar à mesa de trabalho e, contrariada, reorganizar um Calendário do Advento laico sem Advento nem o Menino nem os Reis Magos com renas e duendes e um gorducho barbudo.

«O pior é que os meninos da sala são todos católicos» - lamentou-se.

Pois é: Natal sem o Menino não é Natal.

Natal é o dia de anos de Jesus!

É o dia de anos de cada um de nós que, através do seu nascimento, nascemos filhas e filhos de Deus.

Bom Advento!

Vá lá: podem comer um chocolate…

Sem comentários: