16 de dezembro de 2018

NATAL NO CONGO


Com os meus votos de um Santo e Feliz Natal, quero antes de mais agradecer-vos a vossa proximidade através da oração. Eu continuo a trabalhar no Postulantado (Seminário) em Kisangani, República Democrática do Congo, onde colaboro na formação de jovens que se preparam para serem missionários Combonianos. Somos três formadores, eu mais dois padres congoleses. Os jovens em formação são 40. Durante o tempo do Postulantado recebem uma formação humana e cristã para ajudá-los a discernir a sua vocação e fazem três anos de filosofia. 

Neste momento é difícil descrever a situação do Congo. O Doutor Denis Mokwenge, genicologista-obstetra congolês, no seu discurso no dia 10 de dezembro, no momento em que lhe foi entregue o Prémio Nobel da Paz 2018 em Oslo, apresenta-nos a situação dramática do Congo nestes últimos anos: crianças, jovens, mulheres violadas, massacres,etc.

Diante do horrível e indescritível drama a sua atitude é antes de mais de silêncio e oração: «Meu Deus, diz-nos que aquilo que estamos a assistir não é verdade, diz-nos que é um pesadelo, diz-nos que quando despertarmos tudo está bem. Mas infelizmente não é um pesadelo, um mau sonho. É uma realidade. É a nova realidade do Congo...e tudo isto se passa sem que os autores deste crimes sejam julgados...».

Neste momento o Congo está a preparar-se para as eleições que serão no dia 23 de dezembro. Não sabemos o que vai acontecer no momento das eleições e depois das eleições.

Nestas circunstâncias não sabemos se iremos celebrar o Natal nas nossas igrejas. Confiamos no Senhor, pois é Ele o mestre da História.

Envio-lhe uma fotografia dos nossos postulantes juntamente com os superiores das nossas comunidade do Congo.

Que o Senhor a proteja e recompense de tudo quanto faz pela Missão.
P. José Arieira

Sem comentários: