12 de outubro de 2016

ÁFRICA: COMBONIANOS LOCALIZAM SUPERIORES MAIORES


Doze das 13 circunscrições combonianas na África vão ser governadas por missionários africanos a partir de 1 de janeiro de 2017.

Este é o resultado do processo para a eleição dos superiores de circunscrição nomeados a 10 de outubro de 2016 para o triénio 2017-2019.

Os missionários das 26 províncias e delegações em que os combonianos estão divididos iniciaram o processo de eleição dos superiores de circunscrição e respectivos conselheiros a 1 de maio de 2016.

O processo que inicia com uma sondagem e conclui com a eleição do superior provincial ou delegado e dos seus conselheiros termina a meados de dezembro.

Pela primeira vez todas as províncias e delegações da África vão ter superiores africanos, exceto a Etiópia que escolheu um provincial italiano.

Falta ainda apurar o provincial do Togo-Benim-Gana mas tudo indica que o escolhido será um missionário togolês a trabalhar no Sudão do Sul.

É mais um passo para realizar a intuição de São Daniel Comboni que há mais de 150 anos propôs a salvação da África através dos africanos.

O superior geral dos missionários combonianos é um etíope, o P. Tesfaye Tadesse.

Os resultados na América Latina são ligeiramente diferentes: três das sete circunscrições vão ser dirigidas por missionários europeus: o Brasil por um italiano e a Colômbia e o Peru por espanhóis.

O delegado da Ásia é português.

As cinco províncias europeias são dirigidas por membros radicais.

Os superiores provinciais para serem eleitos devem ter pelo menos 50 por cento dos votos expressos mais um.

Os resultados são confirmados pelo Conselho Geral que nomeia os superiores de circunscrição.

Sem comentários: