18 de outubro de 2016

SUDÃO DO SUL: CENTRO DE PAZ ABRE

Arcebispo Charles comissiona equipa do Centro

O Centro de Paz Bom Pastor foi inaugurado a 15 de outubro em Kit, a 15 quilómetros de Juba, na margem direita do Nilo Branco.

O núncio no Quénia e Sudão do Sul, arcebispo Charles Daniel Bravo, presidiu à Eucaristia da inauguração que contou com a presença de alguns bispos, religiosos, autoridades civis, diplomatas, doadores e muitos populares.

O Centro foi construído pela Associação dos Superiores Religiosos do Sudão do Sul para a formação humana, espiritual e pastoral, construção da paz e cura de traumas.

A associação representa 47 congregações e cerca de 400 religiosos e religiosas.

No Sudão do Sul não havia uma estrutura católica para retiros, formação e congressos. A alternativa era ir ao Uganda ou Quénia ou alugar um hotel barato em Juba.

A ideia foi lançada em 2013 e o projeto demorou 17 meses a ser construído – um feito enorme tendo em conta as dimensões do centro e a situação de guerra em que vive o Sudão do Sul.

O centro com 40 quartos duplos e um espaço para jovens, tem salas de conferência, refeitório, uma capela grande e espaços de apoio para pequenos grupos.

O centro cresceu num espaço abandonado durante a guerra civil que pertence a um instituto local, os Irmãos de São Martinho de Porres.

O P. Daniel Moschetti, provincial dos combonianos e presidente da Associação dos Superiores Religiosos do Sudão do Sul, explicou num depoimento que «dado o conflito no país e as dificuldades em trazer materiais de construção e empregar uma força de trabalho capaz, a conclusão do centro dentro do orçamento foi um sucesso completo».

Os construtores, cristãos e muçulmanos, deram um testemunho de harmonia e trabalho conjunto sem incidentes.

O Centro de Paz Bom Pastor conta com cinco membros: uma freira americana, um irmão do Uganda e três padres do Ruanda, Filipinas e Sudão do Sul de cinco congregações diferentes.

O P. Moschetti diz que é «uma equipa que vive a unidade na diversidade. É uma mensagem para o Sudão do Sul de trabalho em conjunto em fraternidade para uma visão comum e futuro».

Sem comentários: